Artigos bases

Libertarianismo e anarcocapitalismo | Por Vinicius Scheffel

Libertarianismo é uma doutrina filosófica a qual defende as ideias de que não é legítimo iniciar agressão contra não agressores, sendo que agressão é definida como violação de propriedade privada.

A diferença entre libertarianismo e anarcocapitalismo

   Libertarianismo é uma doutrina filosófica a qual defende as ideias de que não é legítimo iniciar agressão contra não agressores, sendo que agressão é definida como violação de propriedade privada. Essas ideias são justificadas, através do método único de justificação, que é a argumentação, e podem ser reconhecidas como verdades dadas a priori. A Ética Libertária estabelece o direito de propriedade privada de cada indivíduo, e essa Ética deve ser seguida por todo indivíduo que justifica as suas ações de maneira racional, visto que é impossível justificar uma ação que viole o direito de propriedade privada sem que se caia em contradição performativa.

   É necessário perceber que libertário é o indivíduo que segue e defende a Ética Libertária porque percebe que ela é correta, justa, válida, racionalmente defensável, e não porque ela é a mais útil, ou que trará maior conforto às pessoas. Mesmo em uma realidade hipotética onde o seguimento da Ética Libertária nos levasse para um estado de pobreza, ainda assim o libertário a defenderia. Uma feliz coincidência é que o seguimento da Ética Libertária nos leva para o sistema econômico mais profícuo possível. Se em uma sociedade prevalecer o respeito à Ética Libertária, de forma que a maioria dos indivíduos sejam libertários, então podemos dizer que essa sociedade é libertária, e o sistema econômico que exsurge de uma sociedade libertária é o anarcocapitalismo.

  Anarcocapitalismo é o sistema econômico onde prevalece interações (ações) compatíveis com a propriedade privada. Como consequência disso, o que passa a existir é o livre mercado. O livre mercado é caracterizado pela voluntariedade em todas as possíveis interações entre os indivíduos, e qualquer ação não-voluntária entre indivíduos pode ser vista como uma ação fora do mercado. Além disso, todo indivíduo é livre para produzir qualquer coisa que quiser, desde que isso não caracterize violação de propriedade privada. Esse sistema é o que possibilita os maiores níveis de produção, e, portanto, é o que fornece a maior possibilidade de enriquecimento para os indivíduos.

  Como, nesse sistema, não existem interferências do Estado na economia (interferências sistemáticas e legitimadas pelo próprio estado), e existem pequenas interferências de ações fora do mercado, como roubos, furtos e etc (interferências não sistemáticas e que são vistas como ilegítimas), temos então que os preços são calculados da maneira mais fidedigna possível, porque o preço emana da oferta e demanda, que emana da propriedade privada. Por conseguinte, temos que a informação vinculada ao preço reflete mais a realidade, e os indivíduos podem investir, poupar, produzir, comprar, vender, trocar, etc, com maior chance de acertar (lucrar).
Mais do que isso, como nesse sistema não existe regulação (excluindo-se aqui a regulação que surge do direito de propriedade privada), e cada indivíduo é livre para competir no ramo que bem entender, então o que existiria é um nível altíssimo de competição entre empresas (indivíduos). Com um nível tão alto de competição, os indivíduos precisariam procurar diminuir o custo e aumentar a qualidade do seu produto para se manterem no mercado. É importante lembrar que a segurança e a justiça seriam privadas, e que estariam sob o mesmo nível alto de competição.

  Para concluir, podemos entender que uma sociedade que é libertária, tem como sistema econômico, necessariamente, o anarcocapitalismo, mas o contrário não é verdadeiro. Se uma sociedade fosse formada por indivíduos que no final das contas respeitam propriedade privada porque pensam que é a maneira mais fácil de enriquecer, essa sociedade seria anarcocapitalista, mas é falso afirmar que esses indivíduos são libertários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s