Anarquismo

Ética

Uma análise do artigo do UOL sobre “Anarquismo”

Em um artigo publicado neste domingo no site UOL pelo colunista Emersom Karma Konchog, foi apresentado o anarquismo como uma alternativa ao status quo político atual. O artigo possui vários pontos positivos, como reconhecer que o modelo político vigente é inimigo da liberdade e que deve ser abolido, bem como um reconhecimento na capacidade humana de viver sem esse sistema.

No entanto, também há pontos negativos a serem considerados, como equívocos sobre o capitalismo e o anarcocapitalismo. Tendo-se em mente que o autor parte de uma perspectiva esquerdista do anarquismo, é compreensível que ele tenha tal percepção.

Leia Mais
Universidade Libertária: um ode aos antigos anarquistas?
Ética

Universidade Libertária: um ode aos antigos anarquistas?

Segundo Edgar Rodrigues em seu texto História do Movimento Operário no Brasil, os anarquistas brasileiros, preocupados com a sua ideologia, estabeleceram escolas livres, universidades populares e grupos de teatro social. Como diz Edgar, foram duas universidades populares durante a trajetória do anarquismo brasileiro. Como afirma Edgar no seu texto Educação e Cultura Libertária, no teatro […]

Leia Mais