Coronavírus como uma ótima justificativa para o domínio estatal

Lockdown é uma das únicas soluções contra a circulação do coronavírus. Mas será que é este seu real objetivo ou uma desculpa para aplicar o bom e velho totalitarismo?

O medo da morte

biólogo Átila Lamarino

-…agente está falando de 1 milhão de mortos, né?

Durante uma live o biólogo Atila Iamarino preveu 3 milhões de mortes em 2020. Certamente esta afirmação, em plena pandemia, provocou muito medo. Assim ao se imaginar perdendo amigos e parentes, o indivíduo aceita de braços abertos qualquer ação totalitária que vier do estado. Afinal o medo da morte é uma das motivações mais antigas do mundo.

O estado e a ciência

A ciência não é feita de certezas. Embora os noticiários “imparciais” afirmem o contrário, não existe unanimidade entre os especialistas. O que ocorre é uma melhoria constante, onde o cientista chega cada vez mais perto da verdade, mas sem chegar nela de fato.

Existem especialistas que são a favor e outros contra o lockdown, mas o político, pelo uso da força, aplica o que é melhor para sua imagem. Um exemplo foi as eleições de 2020 que não só ocorreu de forma presencial como teve seu horário extendido. Enquanto isso ocorria a redução dos horários em comércios. Afinal, é útil no combate à pandemia horários extendidos ou horários reduzidos?

Imagine que algumas pessoas precisem comprar um lápis. Se a papelaria abre somente por meia hora, todos os interessados se encontrarão. Contudo uma papelaria aberta 24h poderia receber todos com mais tranquilidade sem a temida aglomeração. Além disso alguém do grupo de risco poderia comprar de madrugada sem a chance de enfrentar filas.

Salvar vidas ou salvar a economia?

Muitos falaram “A economia agente vê depois” durante a quarentena. Aliás os mesmos que diziam apoiar a ciência ignoravam a ciência econômica que falava sobre falências de diversas empresas, principalmente as de capital fechado ou familiares, caso participassem do “fica em casa”.

O funcionário público receberá normalmente seus benefícios no conforto do lar ao mesmo tempo que se previne do vírus. Portanto para ele a economia pode esperar meses, até anos, inclusive com a possibilidade de usar o próprio isolamento como um exemplo. Onde pode falar que está salvando todos enquanto ignora as mortes causadas pela pobreza. Ou seja, mais uma situação onde duas ciências se conflitam, epidemiológica e econômica, e o estado escolhendo a que mais lhe convêm.

“Salvem a amazônia!”

floresta amazônica

Ambientalistas do mundo todo aproveitaram as mudanças climáticas durante o lockdown para apoiar o punho estatal. A fim de aproveitar esta desculpa, o estado pode propor com um porrete “paradas estratégicas”, utilizando os mesmos meios. Isto é, basta trocar “COVID-19” por “Meio Ambiente” enquanto ignora o uso de carvão na China. Afinal o próprio estado pode poluir terras, rios e o ar enquanto o Zé da padaria leva a culpa por jogar uma garrafa no lixo errado.

A invenção do pendrive ajudou mais o meio ambiente do que o ecológico lockdown. A princípio, antes da invenção era tudo impresso. Ou seja, inovar pode ajudar tanto a natureza quanto a economia.

Nunca acredite em políticos

Um isolamento voluntário pode salvar vidas. Principalmente com pessoas decidindo, sem coerção, usar máscaras e ficar em casa. Deixar sua liberdade na mão do estado por medo é dar as chaves da sua casa e esperar, trancado, até achatar a curva, ou até mais da metade ser vacinada ou até zerar os casos, ou até…se tornar um mero fantoche nas mãos dele.

Mister Sat

Sou um escritor libertário anônimo, aprendendo e ensinando em cada ação, procurando postar artigos que quebrem as correntes invisíveis que nos aprisionam, afinal, somente o conhecimento e a união pode lançar o homem para a verdadeira liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais
Antártida
Política

A verdade sobre a mortalidade relacionada ao clima

Em seu recente discurso sobre o Estado da União, o presidente Joe Biden abandonou o termo “mudanças climáticas“. Aparentemente, a frase não é assustadora o suficiente. Em vez disso, como observou o New York Times, Biden empregou uma frase aliterativa diferente: crise climática. Que o clima da Terra está mudando e que a atividade humana […]

Leia Mais
Lula
Política

58% dizem que Lula fez menos do que se esperava pelo Brasil

Em pesquisa realizada pelo Datafolha na última quinta-feira (21), 58% dos entrevistados afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez menos pelo Brasil do que se esperava no seu governo. O resultado é um ponto percentual acima do apontado no último levantamento, realizado em dezembro do ano passado. Os que acham que […]

Leia Mais