Inflação e Deflação EP01: O conceito de base monetária

As relações de mercado, como trocas de bens, empréstimos mútuos ou comodatos são todas redigidas por um meio comum, o qual é denominado moeda. A mesma permeia de forma tão grande o sistema de mercado que sua alteração pode causar consequências sérias nas relações de produção, causando, entre outras coisas, desemprego e má alocação de recursos.

Para elucidar melhor isso, é conveniente analisarmos o mercado como uma relação entre os ofertantes e os demandantes. A moeda serve como um denominador comum nos preços dos fatores de produção e os bens de consumo. Com isso, acaba se tornando uma ferramenta contábil excelente para os ofertantes.

Quando, por exemplo, um padeiro decide se vai focar sua produção em pães ou tortas, ele analisa os custos das duas alternativas e a especulativa renda futura dessas possibilidades. Isso só é possível devido ao sistema de preços, que por sua vez só pode existir com um meio monetário.

Esses preços transmitem as valorizações conhecidas entre os compradores e os vendedores, atuando na famosa oferta e procura. Podemos chamar esse processo de transmissão de informações por meio dos preços de divisão do conhecimento.

É importante diferenciar no momento que o que define a divisão de conhecimento são os preços relativos, não os absolutos. Os preços relativos são preços nominais postos em comparação com outros preços do que se disputa os ramos de ação. Já os absolutos, apenas sua quantidade pura sem outra comparação.

Uma água que custe 2 unidades monetárias e um refrigerante que custe 5 unidades monetárias têm seus preços absolutos, respectivamente, 2 unidades monetárias e 5 unidades monetárias. Já em preços relativos, uma água custa 2/5 de um refrigerante e um refrigerante custa 5/2 de uma água

2 thoughts on “Inflação e Deflação EP01: O conceito de base monetária

    1. O preço absoluto é a quantidade de moeda necessária para se obter uma unidade de um bem, ou seja, é o valor expresso em moeda. O preço relativo exige que se considere dois preços absolutos, uma vez que é definido como um quociente. Assim, P1 e P2 designam os preços absolutos dos bens 1 e 2, respectivamente. P1/P2 é o preço relativo do bem 1 expresso em unidades do bem 2. Ou seja, é a quantidade de unidades do bem 2 a pagar por cada unidade do bem 1.
      Por exemplo: uma bala custa R$0,05 e um pirulito custa R$0,20. Esse é o preço absoluto dos dois produtos. Já um pirulito custa 4 balas, sendo este o preço relativo (é quando você relaciona um produto ao outro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais