V19 Solidus – A nova atualização da NANO

Hoje, dia 12 de abril, o gerente de projeto da Fundação Nano Zach Hyatt publicou em seu perfil no Medium as notas da décima nona atualização da rede Nano, a chamada atualização Solidus.

Confirmation Height

As novidades começam pela Confirmation Height (altura de confirmação, em tradução livre) que irá gravar a “altura” do último bloco confirmado de forma local no nódulo em vez de ser compartilhado com toda a rede, permitindo o “cimentamento” ds blocos, que consiste em previnir que ele volte à versões anteriores, diminuindo a utilização de recursos e facilitando métodos de integração. Você pode conferir as tecnicalidades clicando aqui.

Siege to Spam

A segunda grande atualização é sobre spam: como a rede NANO não cobra absolutamente nada para realizar transações, há brechas para abuso que são contidas com uma pequena proof of work (comprovação) atrelada a cada bloco publicado. Anteriormente todas as transações eram tratadas da mesma forma, mas agora o processo se tornará mais dinâmico pela nova capacidade da rede de trilhar médias, revigorar blocos lentos e priorizar processos baseados na dificuldade.

UDP para TCP

Anteriromente a rede NANO utilizava a User Datagram Protocol (UDP), que por perda de tráfico acabava resultando em um desperdício de banda. A Solidus visa adotar a Transmission Control Protocol (TCP), que irá auxiliar na redução de pacotes perdidos, sendo também mais amparada através de vários tipos de redes, o que facilitára integração, eficiência e diminuição do consumo de recursos. A transição será tranquila e estável em decorrência do uso das mesmas configurações de porta usadas pela nova rede de bootstrap TCP.

Prefixo “nano_”

O antigo prefixo “xrb_” será lentamente deixado de lado pelo novo prefixo “nano_”, que busca um maior alinhamento entre a marca NANO e seu serviço. Isso não afetará em nada a segurança ou viabilidade dos fundos, mesmo que serviços terceiros não acompanhem a atualização. Acesse a conversa e os arquivos dos desenvolvedores sobre isso aqui.

RPC Independente

A rede NANO foi inicialmente construída de forma a centralizar os controles em um único aplicativo. A mudança visa permitir a separação do The Remote Procedure Call (RPC), que por padrão irá continuar rodando dentro do nó central do processo, mas a mudança de configuração permite que ele opere por fora, em um processo dedicado. Para conversas e arquivos dos desenvolvedires sobre isso, clique aqui.

Para ver todos os arquivos de discussão e planejamento do V19 Solidus (no GitHub), clique aqui.
Para acessar a postagem original, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitcoin El Salvador
Criptomoedas

Programa Um Bitcoin por Dia continua em El Salvador

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, compartilhou uma atualização sobre o “programa de 1 bitcoin por dia” de El Salvador na plataforma de mídia social X na sexta-feira. O “programa de 1 bitcoin por dia” foi iniciado em novembro de 2022, quando Bukele anunciou a compra diária de um bitcoin por El Salvador, começando […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

A ascensão meteórica do Bitcoin e o que acontecerá em seguida

O artigo a seguir é uma entrevista do economista Doug Casey ao site International Man sobre a tendência de alta do Bitcoin e seu futuro daqui em diante International Man: O preço do Bitcoin está subindo. Recentemente, ultrapassou seu recorde histórico anterior de cerca de US$ 69.000, que foi estabelecido em novembro de 2021. Qual […]

Leia Mais
Pablo Marçal
Criptomoedas

Projeção? Influencer Pablo Marçal afirma que 99% dos usuários de Bitcoin são “bandidos”

Em um vídeo polêmico publicado em seu canal no YouTube, o influencer (ou seria coach?) e político Pablo Marçal fez afirmações ousadas sobre o Bitcoin e seus usuários. No vídeo, Marçal afirmou que o Bitcoin “não possui lastro” e que 99% dos seus usuários são “bandidos”. No vídeo publicado na última sexta-feira, o coach argumentou […]

Leia Mais