O halving do Litecoin (LTC), que é a redução da recompensa de mineração por bloco, já pode estar precificado pelo mercado, de acordo com Charlie Lee, o criador do Litecoin – atualmente a quinta moeda por capitalização de mercado – e o diretor administrativo da Fundação Litecoin.

As pessoas esperam que o preço aumente, muitos estão comprando, e isso acaba sendo uma espécie de “profecia auto-realizável”.

“Acho que estamos vendo um pouco disso hoje”, disse Lee em uma entrevista publicada pelo canal de YouTube Crypto Love no dia 7 de Julho.

No entanto, enquanto o preço é estimado para subir no longo prazo, Lee diz que ninguém sabe como ele se move a curto prazo.

Estima-se que o segundo halving do Litecoin ocorra em 5 de agosto, reduzindo a recompensa para 12,5 LTC a cada bloco minerado. De acordo com Lee, a redução é sempre um choque para o sistema e alguns mineradores não terão lucros e “desligarão suas máquinas”.

Mas se uma grande porcentagem de mineradores desligar suas máquinas, isso desaceleraria a rede por algum tempo. “Para Litecoin, são dois dias e meio até a próxima mudança, possivelmente sete dias”, explica Lee, acrescentando que a dificuldade da mineração será reajustada e que tudo ficará bem depois desse período.

Enquanto isso, o halving do Bitcoin é esperado para maio de 2020, e Lee não vê o Litecoin e o Bitcoin seguindo um padrão similar. As duas moedas são diferentes, diz Lee. “Depende da macroeconomia das criptomoedas no momento.”

Fonte: Cryptonews