A Jaguar Land Rover pode em breve permitir que os motoristas ganhem recompensas em criptomoedas por compartilhar seus dados.

A montadora está testando a tecnologia blockchain, permitindo que os usuários habilitem seus carros a relatar automaticamente dados de condições da estrada, como congestionamento de tráfego, para provedores de navegação ou autoridades locais e, por sua vez, receber tokens IOTA. A iniciativa vem através de uma parceria com a Fundação IOTA sem fins lucrativos, disse a Jaguar Land Rover nesta Segunda-Feira.

Usando a tecnologia “smart wallet”, os ganhos com criptomoeda podem ser resgatados para comprar café ou pagar pedágios, taxas de estacionamento e recarga elétrica, disse a empresa. As carteiras também podem ser recarregadas usando métodos de pagamento convencionais.

A Jaguar disse que seus carros seriam equipados com sensores de internet das coisas (IoT) para fornecer dados por meio do ledger distribuído da IOTA, incluindo mensagens. Isso seria então transmitido às autoridades municipais apropriadas. Por exemplo, os carros poderiam se comunicar se uma árvore bloqueasse uma estrada ou um acidente de carro tivesse ocorrido, além de fornecer relatórios climáticos locais mais precisos.

O piloto está sendo conduzido pelo centro de engenharia de software da gigante automobilística em Shannon, na Irlanda, que já integrou a tecnologia a vários veículos, incluindo o Jaguar F-PACE e o Range Rover Velar.

O arquiteto de software Russell Vickers disse:

No futuro, um carro autônomo pode dirigir-se a uma estação de recarga, recarregar e pagar, enquanto seu proprietário pode optar por participar da economia de compartilhamento – ganhando recompensas por compartilhar dados úteis, como alertar outros carros de engarrafamentos.

Em 2017, a startup de blockchain apoiada pela Jaguar Land Rover, a DOVU, também planejava lançar uma plataforma blockchain para recompensar os usuários pelo compartilhamento de dados de mobilidade, como localização, distância percorrida e condições climáticas.

A criptomoeda segue operando em alta:

Acesso em 29 de Abril de 2019 às 12:05

Fonte: CoinDesk