Poloniex registra prejuízo de 1.800 Bitcoins

Poloniex cinza

O que aconteceu

Em 26 de maio, a altcoin $CLAM teve uma queda de mais de dois terços de seu valor durante o dia, resultando em um prejuízo no pool de empréstimos de mais de US$ 13 milhões no preço de hoje do Bitcoin. Agora, a Poloniex está usando 1.800 BTC do pool principal dos empréstimos ativos da margem BTC para cobrir a perda do pool de empréstimos. No comércio de margem, as bolsas e os operadores podem emprestar criptomoedas a uma taxa de juros para os tomadores de empréstimo negociarem, esperançosamente, com lucro. Os usuários têm que pagar de volta o que é emprestado. Quando um mutuário é incapaz de reembolsar o empréstimo, ele perde o dinheiro que não tinha para começar.

Alguns comerciantes CLAM, uma moeda com baixa liquidez, começaram a inadimplir em seus empréstimos quando o valor da moeda caiu, tornando-os incapazes de pagar uma vez que seus ativos eram agora muito menos do que quando eles emprestados.

Pior, muitos dos que não tinham usado o CLAM tinham usado garantias para os empréstimos, o montante colocado para salvaguardar uma perda extrema para o credor, como um depósito. Como a moeda alcançara um valor tão baixo, essa garantia tornou-se quase inútil também. Embora a Poloniex tenha dito que é incomum para os comerciantes usarem a CLAM como garantia, os traders não americanos podem fazê-lo com qualquer ativo disponível para empréstimo.

O número de defaults deixou o pool de empréstimos com 1.800 BTC não pagos pelos mutuários. Para mitigar a perda, a Poloniex “socializou” entre os traders de margem BTC. A exchange levou 16,202{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} do principal de todos os empréstimos BTC atualmente ativos, mesmo aqueles que não estavam ativos no momento do acidente.

Embora afetando apenas 0,4{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} dos usuários da exchange, isso ainda causou a ira de alguns traders de margem BTC. Mas, mais do que isso, levantou questões sobre como as perdas podem ser sustentadas por exchanges de criptomoedas.

Eles podem fazer isso?

“Porque todos os empréstimos BTC no Poloniex são emprestados em um pool comum compartilhado em todos os mercados e tomadores de empréstimos, mas queremos enfatizar que estamos buscando mutuários inadimplentes para que eles paguem o BTC que devem aos credores e explorando outras maneiras de pagar perdas”, disse um porta-voz da empresa. “À medida que recuperamos os fundos, os devolvemos aos credores afetados”.

A legalidade da prática foi questionada por fontes, incluindo Silver, mas não está claro o que isso significa, já que não houve um caso público interpretando o problema. Isso pode mudar se os credores BTC baseados nos EUA da Poloniex decidirem tomar medidas legais e fontes legais dizem que provavelmente o farão.

“Qualquer exchange de criptomoedas que socialize as perdas está implorando por uma ação judicial”, disse David Silver, um advogado especializado em leis de valores mobiliários.

Um ex-executivo de exchange disse que isso depende de como se define “legal”, já que os empréstimos são regulamentados pelo estado, a menos que você tenha uma licença federal.

Para ser claro, a empresa disse que só oferece empréstimos de margem e empréstimos a clientes fora dos EUA.

A empresa disse que está “explorando outras formas de ajudar a reduzir as perdas dos credores e, à medida que recuperamos os fundos, as devolverá aos credores afetados”.

O site The Block não encontrou um termo claro nos termos de serviço da Poloniex indicando um precedente para socializar uma perda e a empresa não respondeu diretamente à questão em uma entrevista por e-mail, mas disse que o valor de 16{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} era proporcional à quantidade de perdas no pool de empréstimo. Independentemente disso, Silver disse que seria improvável que um tribunal permitisse uma troca para socializar uma perda, mesmo com um termo de serviço declarado.

“Eu duvido muito que qualquer tribunal permita que isso se mantenha”, disse ele.

Stephen Palley, outro advogado de Anderson Kill, discordou de Silver, dizendo que ele não necessariamente acha que o Poloniex violou seus termos de serviço.

“Agora, talvez você possa culpá-los por listar um ativo com um livro de pedidos com baixa liquidez”, disse ele.

Ainda assim, uma fonte anônima em consultoria de mercado de capitais disse ao The Block que a Poloniex deveria ter mais controles para monitorar a liquidez do ativo, dando chamadas de advertência para os traders se necessário.

“Se houvesse um aperto de liquidez nesse tipo de ativo, eles deveriam ter um melhor controle de gerenciamento de risco”, disse a fonte.

Outras medidas tomadas

Em resposta ao acidente, a Poloniex fez mais do que dar um corte de cabelo ao seu pool de empréstimos BTC. Todas as contas inadimplentes foram congeladas até que os empréstimos sejam pagos.

“Empréstimos e empréstimos em margem estão disponíveis apenas para clientes fora dos EUA, estamos buscando os devedores inadimplentes para que eles paguem o BTC que devem aos credores”, disse um porta-voz da empresa.

Eliminou a BTS, a CLAM, a FCT e a MAID, alegando falta de liquidez nestes mercados. Um problema de liquidez levou ao crash da CLAM, uma vez que os traders não conseguiam liquidar suas posições com rapidez suficiente para sair do valor em queda. A Poloniex disse que continuará monitorando as moedas e poderá reintegrá-las no futuro.

A exchange também adicionou camadas adicionais para monitorar os mercados, para que possa desativar ativos problemáticos. Ele também planeja adicionar mais proteções de mercado para evitar excesso de concentração, incluindo a ferramenta NICE / Actimize que foi implementada no dia primeiro de Junho.

Fonte: The Block Crypto

Leia também:

https://gazetalibertaria.news/joaogabriel/fbi-investiga-exchange-cujo-dono-faleceu/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

União Europeia ALM Criptomoedas
Criptomoedas

Novas leis contra lavagem dinheiro da UE visam transações em criptomoedas

Como parte das novas leis contra lavagem de dinheiro, o Parlamento da União Europeia proibiu carteiras de criptografia de autocustódia não identificadas para transações na região. A proibição tem como alvo as transações anônimas em dinheiro que excedam € 3.000 e as carteiras de auto-custódia em várias plataformas. Em uma publicação recente nas redes sociais, […]

Leia Mais
The Bitcoin Company
Criptomoedas

A The Bitcoin Company lança API para pagamentos transfronteiriços entre o Brasil e o México

A The Bitcoin Company revelou sua nova API de remessas, permitindo que indivíduos e instituições financeiras enviem pagamentos instantâneos para qualquer conta bancária no México e no Brasil em menos de um segundo, de acordo com um comunicado à imprensa enviado à Bitcoin Magazine. Essa API marca a expansão da empresa para remessas internacionais, com […]

Leia Mais
Bitcoin Argentina
Criptomoedas

Criptomoedas estão na vanguarda da economia de empregos paralelos para os argentinos

Devido a ainda lenta recuperação econômica da Argentina, cada vez mais argentinos estão aderindo aos trabalhos paralelos on-line para aumentar sua renda com criptomoedas. Segundo relatórios da mídia local, o público que mais vem procurado este trabalho é dos mais jovens, que têm menos renda e precisam conseguir trabalhos adicionais, geralmente realizados on-line em seu […]

Leia Mais