Edward Snowden usou Bitcoin para pagar servidores usados no vazamento da NSA

Os servidores que Edward Snowden usava para vazar milhares de documentos para jornalistas foram pagos com uso de Bitcoin (BTC), revelou o denunciante da National Security Agency (NSA) durante a Bitcoin 2019 Conference no dia 27 de junho.

Snowden estava trabalhando como subcontratado da CIA em 2013, quando seu vazamento revelou que empresas de telecomunicação e governos estavam envolvidos em programas de vigilância em massa “quase orwellianos” que varreram os registros telefônicos de americanos desavisados.

Falando através de uma vídeo-chamada da Rússia, ele descreveu a capacidade de trocar e transacionar sem ser observado e gravado “é a base de todos os direitos” — e disse que o bitcoin estava ajudando a fornecer privacidade em uma era de vigilância reforçada.

Ele também alertou sobre o impacto negativo que os smartphones e as redes sociais terão no nosso direito à privacidade no futuro, adicionando:


Costumava ser que os governos poderiam observá-lo, mas agora tudo isso acontece com dispositivos pelos quais nós mesmos pagamos. E enquanto fazemos isso, a privacidade deixa de ser o status quo e a liberdade deixa de ser o estado natural das coisas.

Snowden, que recebeu uma permissão de residência de três anos na Rússia, também insistiu que o princípio por trás do direito à privacidade não é sobre ter algo a esconder.

Em outro lugar durante sua aparição, Snowden rejeitou as críticas de que o Bitcoin é usado principalmente por criminosos, argumentando: “Há muito mais criminosos que usam o dólar”.

No ano passado, Snowden expressou preocupação com o Bitcoin — alegando que a blockchain da criptomoeda era “devastadoramente pública” e passível de abuso.

Na época, ele expressou seu apoio ao ZCash, alegando que era a altcoin “mais interessante” do mercado por causa de sua configuração de privacidade.

Fonte: Cointelegraph

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais