O chefe de estado norte-americano Donald Trump expressou seu ponto de vista sobre Bitcoin e a moeda do Facebook pela primeira vez desde que se tornou presidente dos Estados Unidos.

Em uma thread no Twitter de três tweets, Trump declarou “não sou fã do Bitcoin e outras criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil e baseado em ar rarefeito”, acrescentando que “criptomoedas desreguladas podem facilitar a ilegalidade, incluindo tráfico de drogas e outras atividades ilegais”.

Além disso, o presidente Trump disse que a “‘moeda virtual’ do Facebook, Libra, terá pouca importância ou confiabilidade”, e que “se o Facebook e outras empresas quiserem se tornar um banco, devem buscar uma nova Carta Bancária e ficar sujeitas a todos os Regulamentos Bancários. como outros bancos.”

O Facebook anunciou no mês passado seus planos para lançar uma moeda digital apoiada por um consórcio de empresas, incluindo as do Uber e do PayPal, já em 2020.

O presidente Trump concluiu sua discussão no Twitter afirmando que “só temos uma moeda real nos EUA e é mais forte do que nunca, confiável e confiável”.

Ainda assim, de acordo com dados da Coinbase, o Bitcoin foi negociado até 1% na última hora:

Apesar do tom anti-criptomoedas dos tweets, muitos membros da comunidade ficaram impressionados com sua nuance e entenderam que Libra e Bitcoin não são os mesmos.

“O Bitcoin está, infelizmente, sendo apanhado no fogo político que visa os planos do Facebook para uma moeda global”, disse Jerry Brito, diretor executivo do Coin Center, um centro de estudos de ativos digitais. “Que o presidente esteja exigindo que Libra seja regulamentado como um banco reflete o fato de que Libra é um ativo emitido pela companhia.”

“Em contraste, o Bitcoin é uma rede aberta e sem permissão de usuários como a internet, não uma empresa”.

Na semana que vem, funcionários do programa Libra, do Facebook, testemunharão diante dos legisladores dos EUA para tratar de suas preocupações em torno dos riscos sistemáticos e das preocupações com privacidade que uma moeda apoiada pela gigante das mídias sociais representa.

Fonte: The Block Crypto