Mitos Econômicos EP09: Um corte no imposto de renda ajuda a todos

Por: Murray N. Rothbard

Nosso país é assolado por muitos mitos econômicos que distorcem o pensamento público sobre problemas importantes e nos levam a aceitar políticas governamentais insalubres e perigosas. Aqui estão dez dos mais perigosos desses mitos e uma análise do que está errado com eles. (Murray N. Rothbard)

Mito 9: “Um corte no imposto de renda ajuda a todos, porque não só o contribuinte, mas também o governo vai beneficiar, uma vez que as receitas fiscais vão aumentar quando a taxa é cortada.”

Esta é a chamada “curva de Laffer” estabelecida pelo economista californiano Arthur Laffer. Ela foi avançada como um meio de permitir que os políticos enquadrassem o círculo; saíssem para cortes de impostos, mantendo os gastos no nível atual, e equilibrassem o orçamento ao mesmo tempo. Dessa forma, o público desfrutaria de seus cortes de impostos, seria feliz com o orçamento equilibrado e ainda receberia o mesmo nível de subsídios do governo.

É verdade que se as taxas fiscais que são de 99{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1}, forem reduzidas para 95{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1}, a receita fiscal subirá. Mas não há razão para assumir tais ligações simples em qualquer outro momento. Na verdade, esta relação funciona muito melhor para um imposto especial de consumo local do que para um imposto de renda nacional. Há alguns anos, o governo do Distrito de Colúmbia decidiu obter algumas receitas através do aumento acentuado do imposto distrital sobre a gasolina. Mas, então, os motoristas podiam simplesmente atravessar a fronteira para Virginia ou Maryland e abastecer a um preço muito mais barato. As receitas fiscais da gasolina DC caíram e, para seu desgosto e confusão, eles tiveram que revogar o imposto.

Mas não é provável que isso aconteça com o imposto de renda. As pessoas não vão parar de trabalhar ou deixar o país por causa de um aumento relativamente pequeno dos impostos, ou fazer o inverso por causa de um corte de impostos.

Há alguns problemas com a curva de Laffer. A quantidade de tempo que é suposto levar para o efeito Laffer funcionar nunca é especificada. Mas ainda mais importante: Laffer assume que o que todos nós queremos é maximizar a receita fiscal para o governo. Se estivermos realmente na metade superior da curva de Laffer, devemos então todos querer fixar as taxas de imposto nesse ponto “ótimo”. Mas porquê? Por que deve ser o objetivo de cada um de nós para maximizar a receita do governo? Para empurrar ao máximo, em suma, a parcela de produto privado que é desviada para as atividades do governo? Eu deveria pensar que estaríamos mais interessados em minimizar a receita do governo, empurrando as taxas de imposto para longe, muito abaixo do que quer que seja o Laffer Optimum.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola Austríaca de Economia
Economia

3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia. No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema […]

Leia Mais
Corte de juros
Economia

Copom decide cortar juros básicos da economia

Em reunião realizada nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa de juros básica de 11,25% para 10,75%. A decisão foi tomada em meio a alta do dólar e alta dos juros nos Estados Unidos. O corte será o sexto realizado durante o governo Lula, quando a […]

Leia Mais
Economia de Lula
Economia

O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18). O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com […]

Leia Mais