Mitos Econômicos EP10: As importações de países onde a mão-de-obra é barata causam desemprego

Por: Murray N. Rothbard

Nosso país é assolado por muitos mitos econômicos que distorcem o pensamento público sobre problemas importantes e nos levam a aceitar políticas governamentais insalubres e perigosas. Aqui estão dez dos mais perigosos desses mitos e uma análise do que está errado com eles. (Murray N. Rothbard)

Mito 10: “As importações de países onde a mão-de-obra é barata causam desemprego nos Estados Unidos.”

Um dos muitos problemas com esta doutrina é que ela ignora a questão: Por que os salários são baixos em um país estrangeiro e altos nos Estados Unidos? Começa com essas taxas salariais como últimos dados, não colocando a questão de por que elas são o que são. Basicamente, eles são altos nos Estados Unidos porque a produtividade do trabalho é alta – porque os trabalhadores aqui são ajudados por grandes quantidades de equipamento de capital tecnologicamente avançado. As taxas salariais são baixas em muitos países estrangeiros porque o equipamento de capital é pequeno e tecnologicamente primitivo. Sem muito capital, a produtividade dos trabalhadores é muito menor do que nos Estados Unidos. As taxas salariais em cada país são determinadas pela produtividade dos trabalhadores desse país. Portanto, os altos salários nos Estados Unidos não são uma ameaça permanente à prosperidade americana; eles são o resultado dessa prosperidade.

Mas o que dizer de certas indústrias dos EUA que se queixam em voz alta e repetidamente da concorrência “desleal” de produtos de países com salários baixos? Aqui, temos de perceber que os salários em cada país estão interligados de uma indústria e ocupação e região para outra. Todos os trabalhadores competem entre si, e se os salários na indústria A forem muito mais baixos do que em outras indústrias, os trabalhadores – liderados por jovens trabalhadores em início de carreira – sairão ou recusar-se-ão a entrar na indústria A e mudar-se-ão para outras empresas ou indústrias onde a taxa salarial é mais elevada.

Os salários nas indústrias queixosas, então, são altos porque eles têm sido licitados por todas as indústrias nos Estados Unidos. Se as indústrias siderúrgicas ou têxteis nos Estados Unidos têm dificuldade em competir com suas congêneres no exterior, não é porque as empresas estrangeiras pagam salários baixos, mas porque outras indústrias americanas têm feito ofertas de salários americanos tão altos que o aço e os têxteis não têm condições de pagar. Em resumo, o que realmente está acontecendo é que o aço, os têxteis e outras empresas desse tipo estão usando a mão-de-obra de forma ineficiente em comparação com outras indústrias americanas. Tarifas ou tributos de importação para manter empresas ou indústrias ineficientes em operação prejudicam a todos, em todos os países, que não estão nessa indústria. Eles prejudicam todos os consumidores americanos ao manter os preços em alta, manter a qualidade e a concorrência em baixa e distorcer a produção. Uma tarifa ou um tributo de importação é equivalente a cortar uma ferrovia ou destruir uma linha aérea – pois seu objetivo é tornar o transporte internacional artificialmente caro.

As tarifas e os tributos de importação também prejudicam outras indústrias americanas eficientes ao amarrar recursos que de outra forma passariam para usos mais eficientes. E, a longo prazo, as tarifas, como qualquer tipo de privilégio de monopólio conferido pelo governo, não são bonança nem mesmo para as empresas que estão sendo protegidas e subsidiadas. Pois, como vimos nos casos das ferrovias e companhias aéreas, as indústrias que gozam de monopólio governamental (seja através de tarifas ou regulamentação) acabam se tornando tão ineficientes que perdem dinheiro de qualquer forma, e só podem exigir cada vez mais resgates, para um abrigo ainda mais privilegiado da livre concorrência.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola Austríaca de Economia
Economia

3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia. No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema […]

Leia Mais
Corte de juros
Economia

Copom decide cortar juros básicos da economia

Em reunião realizada nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa de juros básica de 11,25% para 10,75%. A decisão foi tomada em meio a alta do dólar e alta dos juros nos Estados Unidos. O corte será o sexto realizado durante o governo Lula, quando a […]

Leia Mais
Economia de Lula
Economia

O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18). O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com […]

Leia Mais