Memes e “fake news” estariam “derrotando a política”. É o que afirma o publicitário Sidônio Palmeira, que foi o encarregado pelo marketing da última campanha eleitoral do presidente Lula (PT), em 2022. A afirmação foi feita durante a aula inaugural de um curso de comunicação política promovido pela Secretaria de Comunicação do partido e pela Fundação Perseu Abramo, que é ligada ao PT.
“No Dia Internacional das Mulheres, o que mais se destacou foi um meme, um deputado botando uma peruca”
afirmou o publicitário
Durante a apresentação que durou 1h20min, Sidônio usou como exemplo a imagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) com peruca, e que havia viralizado como meme nas redes sociais. Na ocasião, o deputado estava fazendo chacota das políticas relacionadas aos transsexuais.
Ele também usou como exemplo do que ele considerou um exemplo “nocivo” de meme, o uso da motosserra que virou símbolo da campanha do direitista Javier Milei na Argentina.
Durante a apresentação, Sidônio afirmou aos participantes que a esquerda precisa fazer uma “campanha brada em verdades e fatos” e que é “mais difícil do que uma que se utiliza de falsidades”. Ele também afirmou que “ultradireita cresce em diversos países impulsionada pelas fake news”.
O humor como uma excelente arma contra o estado
Obviamente há um exagero nas falas de Sidônio. Apesar da direita política, principalmente a ala bolsonarista, espalhar fake news contra Lula e a esquerda, uma grande parte dos ataques são baseados em críticas à políticas e medidas reais de Lula e de seu governo. Fica muito cômodo para Sidônio e a mídia esquerdista vender a ideia de que todos os ataques que Lula e seu governo recebem são baseados tão somente em “fake news“.
No entanto, como dito pelo filósofo libertário Hans-Hermann Hoppe, o humor é uma excelente arma para desnudar toda a falsa legitimidade do estado e das figuras políticas:
“Uma das coisas que mais ameaça o estado é o humor e a risada. O estado presume que você deve respeitá-lo, que você deve levá-lo muito a sério. Hobbes dizia que era algo muito perigoso o fato de as pessoas rirem do governo. Portanto, tente sempre seguir a seguinte regra: ria e zombe do governo o máximo possível.”
Além de expor toda a verdade sobre os políticos e o estado, também é importante mostrar o quão patéticos e indignos de respeito eles sejam. Embora Sidônio tenha exagerado o peso que os memes possuem contra a política hoje, não deixa de ser verdade que eles são uma excelente arma contra os parasitas e charlatões que nos governam.