Praxeologia EP02 | Metodologia

Original por: Praxgirl

Na introdução desta série, foi definido praxeologia como a ciência que estuda a lógica da ação humana. Neste episódio, será elucidado acerca da abordagem que a praxeologia utiliza para estudar a ação humana e derivar leis universais. Ao contrário das ciências da química e da física, quando evidenciamos os seres humanos, a praxeologia tem que empregar um método de adquirir conhecimento que independe da observação, mas decorre do raciocínio discursivo, ou, dedução lógica.

As leis da natureza que a praxeologia descobre são necessariamente verdadeiras e universais, porque elas estão implícitas logicamente por fatos simples e inegáveis. Um fato inegável advém a partir de qualquer tentativa de negá-lo, de modo que acaba provando-o verdadeiro. Uma vez que declaramos um desses fatos inegáveis, nós estamos aptos a descobrir mais verdades implícitas que se sustentam em todos os momentos para todos os indivíduos, independe de cor, raça, sexo e credo.

Enquanto os argumentos implícitos são válidos e suas premissas baseadas em uma verdade inegável inicial, a solidez em cada passo do raciocínio lógico é incontestável. O ponto inicial da praxeologia é uma verdade inegável por si mesma, e bem fácil de compreender: a ação humana é comportamento propositado. É desde fato inegável que toda a praxeologia como ciência é deduzida.

Esse fato ou esse axioma é inegável pois, como declaramos, se você tentar negar que a ação humana é propositada, você estaria justamente agindo propositalmente. Deveria ser fácil ver porque a dedução lógica é o único método necessário e apropriado para chegar a esta conclusão. A questão é: é apropriado estudar a ação humana através da observação ou da indução? Para responder tal questão, apenas precisamos distinguir os objetos que as ciências da natureza estuda, e a característica única dos seres humanos que nós declaramos antes em nosso axioma.

Essas ciências podem traçar o curso de pedras, átomos ou planetas através de causa e efeito, mas os humanos se diferem categoricamente em um ponto: seres humanos agem! Eles tem objetivos e propósitos, e eles tentam alcançar esses objetivos pedras, átomos e planetas não tem objetivos ou preferências; por isso, eles se movem ou são movidos; eles não podem escolher, selecionar cursos de ação, ou mudar seu pensamento. Homens e mulheres podem e o fazem.

Ciências como química e física são aptas a investigar objetos e classificá-los em seus mínimos detalhes. Elas podem transformar nosso mundo observável em bits de informação quantificada. Pessoas por outro lado não podem ser quantificadas; cada dia, as pessoas aprendem, adotam novos valores e objetivos, e mudam seus pensamentos; as pessoas não podem ser encaixadas e previstas como objetos sem mentes ou sem capacidade de aprender e escolher.

O axioma da ação mostra que a singularidade de todos os indivíduos é o ponto de início logicamente necessário para estudar o comportamento humano. há “cientistas” que tem tentado negar essa noção e eles tem reivindicado que os métodos das ciências naturais são o único caminho verdadeiro para adquirir conhecimento sobre o homem na realidade, mas nós podemos facilmente ver quão tolas fúteis suas tentativas são.

Tentar encaixar os humanos em um tipo de informação e estatística previsível que funciona em ciências como biologia, astronomia ou geologia, nãoé somente completamente inapropriado, mas é essencialmente uma negação do axioma da ação, uma contradição. O método da praxeologia é mantido na esfera do pensamento, precisamente porque como seres humanos nós já temos as ferramentas necessárias para entender a intencionalidade da ação.

O que deve também tornar-se aparente é que tão certa como a praxeologia está a singularidade de todas as pessoas, suas explicações são també, limitadas em escopo por esse fato. Logicamente a procura pela completa previsibilidade na esfera da ação humana é uma procura pelo impossível, e é portanto profundamente não científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais