Praxeologia EP06 | Meios e Fins

Original por: Praxgirl

Nesta lição vamos começar explicando e categorizando as implicações lógicas da ação. A ação humana é um comportamento propositado. Ação propositada é a consciência do homem visando fins através de meios. Você já ouviu muito sobre fins e meios nas lições anteriores, mas o que a praxeologia está se referindo quando fala deles?

Fins

Quando um homem age, o resultado que ele quer alcançar pode ser chamado de fim, objetivo, meta etc. O homem sempre age para remover algum desconforto e o fim é o estado desejado sem esse desconforto.

Meios

Para o homem atingir seu fim desejado, ele deve empregar um meio. Uma coisa se torna um meio quando a razão humana planeja empregá-la para alcançar algum fim e a ação humana realmente emprega isso para seu propósito. É importante notar que os fins e meios não exitem no universo físico sem o homem. No universo, não há meio, há coisas. É o homem quem dá a essas coisas um sentido.

Quando a praxeologia fala de fins e meios ela está se referindo ao sentido consciente que o homem dá ao ambiente em que ele vive. Se ele tem um objetivo que ele deseja alcançar, é devido sua mente perceber algum desconforto, mas isso pode não ser algo que pode ser empiricamente observado por outras pessoas e a praxeologia nunca se refere a isso.

Um objetivo começa como uma ideia que o homem sustenta internamente e torna-se um objetivo real quando ele age para alcançá-lo. Igualmente, as coisas devem primeiro ser identificadas na mente de um homem como úteis. O homem coloca um significado a uma coisa que ele pensa que pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Essas coisas se tornam meios quando um agente utiliza-as efetivamente para algum fim.

Como você pode ver, a praxeologia não é uma ciência que estuda o mundo externo, mas a conduta do homem com relação ao mundo externo. A praxeologia pega os sentidos subjetivos que os homens dão às coisas e analisa-os para construir uma ciência que pode derivar o conhecimento e informação das leis da ação. Ela não diz como um homem deve agir, mas o que acontecerá se um homem agir.

Por exemplo: uma das nossas próximas lições lidará com a inflação e oferta de moeda. A praxeologia conclui que a inflação artificial da oferta de moeda leva logicamente a uma alocação incorreta dos recursos em uma economia.

Porém, se o homem escolher não atender essas conclusões necessárias, então a praxologia analisa o custo das ações de como os homens estão agindo agora, não como eles teriam agido se eles fossem diferentes do que eles realmente são.

A praxeologia não é uma ciência sobre coisas e objetos materiais tangíveis. A praxeologia é uma ciência sobre os homens, seus sentidos e suas ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais