Um breve questionamento sobre pesquisas universitárias

Essas foram as pesquisas apontadas como importantes pelo humorista Gregório Duvivier no último episódio do programa Greg News, que foi ao ar na última Sexta-Feira, dia 17 de Maio:

Será que essas pesquisas realmente são importantes? Será que pesquisa realmente é algo importante?

Como saber quais pesquisas fazer e quanto gastar nelas sem um sistema de preços e de lucro/prejuízo guiando as escolhas?

Será que uma universidade deve fazer essas pesquisas ou apenas uma empresa privada da área deve ser responsável por fazê-la?

Será que precisamos investir em tecnologias novas ou implementar as já existentes que ainda não usamos?

O Brasil investindo em pesquisa sobre “internet de altíssima velocidade”? Um país que nem usa a tecnologia de internet já existente? A população deve ter seu dinheiro usado em um estudo para uma internet mais rápida que a tecnologia atual ou deve usar esse dinheiro para implementar as tecnologias já existentes que já são mais rápidas do que as usadas atualmente no Brasil?

Realidade aumentada???

Até mesmo os demais experimentos, que eu pelo menos vejo como importantes, são as demandas mais urgentes da população atualmente? O dinheiro da população deve ser gasto nisso ou no que a população tem como uma necessidade mais urgente?

A única forma de se alocar os recursos de forma correspondente com as necessidades da população e suas urgências é via mercado. No mercado, o empresário, através da função empresarial, oferta soluções para os problemas que ele imagina que são as mais urgentes da população. Quando ele acerta, ele lucra e, quando erra, ele tem prejuízo. Dito isso, o lucro demonstra uma alocação de recursos correta em relação às demandas da população; já o prejuízo demonstra uma alocação errada. É justamente assim que se sabe como alocar os recursos.

Como saber qual recurso alocar quando não há esse sistema?

Como saber se internet mais rápida é o que precisamos?

É claro que uma internet mais rápida parece ser algo bom; todas as pesquisas podem parecer algo bom se você olhar o que ela traz, porém, isso é só parte do custo. Você não vê o que possivelmente está perdendo por uma pesquisa dessas estar sendo feita no lugar de uma pesquisa melhor.

Recomendações de livros e artigos para melhor entendimento da necessidade de um sistema de preços para alocar recursos de forma racional:

Os Erros Fatais do Socialismo: Porque a Teoria não Funciona na Prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais
População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais