A CIDH e a RELE alertam sobre a perseguição política na Venezuela

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu uma declaração na sexta-feira, na qual ela e o Escritório do Relator Especial para a Liberdade de Expressão (RELE) alertaram sobre a perseguição política na Venezuela no período que antecede as eleições presidenciais de 28 de julho.

No documento, que foi publicado em meio a prisões e bloqueios de sites de verificação de fatos, eles pediram que o Estado acabasse com a repressão e garantisse uma eleição presidencial livre, competitiva e participativa.

“Em 17 de julho, o Presidente e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Nacionais, Nicolás Maduro, fez declarações públicas dizendo que se ele não ganhasse a reeleição, o país poderia “cair em um banho de sangue, em uma guerra civil”. Esse tipo de discurso da mais alta autoridade do Estado e das forças de segurança tem o efeito de intimidar e restringir a liberdade política do eleitorado. Essas afirmações geram dúvidas sobre a eventual transferência de poder, dada a possibilidade de um resultado favorável à oposição”, apontaram.

A CIDH e a RELE mencionaram a perseguição de políticos da oposição, o fechamento de empresas para aqueles que apoiam ou prestam serviços ao candidato Edmundo González, o fechamento de meios de comunicação e detenções arbitrárias.

“Esses eventos afetam as instituições democráticas e as liberdades de associação, reunião e expressão, pois desestimulam a participação política da oposição, de seu eleitorado e dos cidadãos em geral”, disseram.

Artigo publicado em The Freedom Post e traduzido por Rodrigo


Nota: o Gazeta Libertária rejeita tanto a idéia de democracia estatal quanto a atividade política. No entanto, é importante expor a verdade sobre a Venezuela, que está sob um regime totalitário que utiliza a força contra qualquer oposição. Inclusive aquelas que não fazem parte da política.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

Independência ou Morte!

Hoje é o dia 7 de setembro, onde milhões de brasileiros comemoram o dia em que D.Pedro I proclamou o Brasil como independente de Portugal. Tal proclamação foi feita com o famoso grito “Independência ou Morte!”, às margens do rio Ipiranga, na atual Zona Sul de São Paulo. O episódio se tornou um dos mais […]

Leia Mais
Ética

26 cristãos degolados por terroristas islâmicos em uma paróquia em Burkina Faso

Burkina Faso foi recentemente palco de um novo ataque terrorista que deixou um saldo trágico de centenas de vítimas, incluindo mulheres e crianças. Esse ataque ocorre em meio a um clima de violência crescente na região, o que levou a um aumento significativo de deslocamentos forçados e ataques a comunidades vulneráveis. Os grupos jihadistas cercaram […]

Leia Mais
Ética

Lista atualizada de países com restrições ao Twitter (X) e a outras redes sociais

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se comunicam e interagem. Entretanto, vários países impuseram restrições significativas a plataformas como o Twitter (X) e outras redes sociais, limitando a liberdade de expressão e o acesso à informação. Veja abaixo os países com as restrições mais proeminentes: […]

Leia Mais