A crise energética europeia pode voltar em breve

Crise energética na Europa

Os preços do gás natural na Europa subiram quase 40% devido ao risco de uma escassez global de gás natural liquefeito. Os preços da energia elétrica no atacado europeu permanecem abaixo dos recordes da crise energética, mas têm subido constantemente à medida que a volatilidade do espectro internacional de commodities ressalta a fragilidade do sistema energético europeu.

Infelizmente, os burocratas da União Europeia declararam o fim da crise de energia como se fosse o resultado de uma ação política decisiva, mas a realidade é que o problema de energia na UE só foi diminuído por fatores puramente externos: um inverno muito ameno e a queda nos preços globais das commodities devido ao aumento das taxas do banco central. Portanto, a crise de energia permanece, e os problemas de segurança de fornecimento e acessibilidade do sistema persistem.

A dependência da União Europeia em relação ao gás russo não foi resolvida; ela foi apenas disfarçada por um aumento maciço da dependência do carvão (lignito) no caso da Alemanha e do caro gás natural liquefeito importado do resto do mundo. No final de 2022, o mix de energia da Alemanha era o exemplo mais claro do fracasso de sua política energética. O carvão mineral e o linhito representavam 31,2%, o gás natural 13,8% e o óleo mineral 0,8%, com 6,0% de energia nuclear. Depois de quase 200 bilhões de euros em subsídios para energias renováveis, a Alemanha precisa de mais carvão e gás natural importado. O que o governo decidiu depois de enfrentar o erro de fechar quase toda a sua frota nuclear? Você adivinhou. Dobrar a aposta e continuar com o processo de fechamento das demais. Não é de se admirar que a Alemanha esteja em recessão. Seu modelo industrial requer energia abundante e acessível, e os diferentes governos tornaram o custo da energia não competitivo.

E quanto à Espanha? O governo decidiu implementar uma “exceção ibérica” que elimina o custo do gás do preço da energia no atacado, cobrando-o de volta dos consumidores como uma sobretaxa na conta. O resultado? A quinta conta de eletricidade mais alta da Europa enviou centenas de milhões de euros para a França e Portugal, que compraram a energia subsidiada, enquanto o consumidor espanhol pagou a conta para os produtores de gás natural, e suas importações de gás natural liquefeito (GNL) russo dispararam, mas o governo tentou convencer os cidadãos de que o GNL da Novatek “não é gás russo” porque não é um fornecimento da Gazprom, mesmo quando o fornecedor é uma importante multinacional russa de energia. Isso não pode ser inventado.

Pior ainda. Os consumidores não viram a melhoria das commodities em suas contas. Se olharmos para os últimos dados do Eurostat sobre os preços da eletricidade doméstica, veremos que eles aumentaram em todos os Estados-Membros da UE, com exceção de dois, no segundo semestre de 2022, em comparação com o segundo semestre de 2021, exatamente quando as commodities caíram nos mercados internacionais. A média para a UE é de 252 euros por MWh e 261 euros por MWh para a zona do euro. Esse valor é entre 20 e 30% mais alto do que a tarifa média de eletricidade residencial nos EUA, de acordo com dados da Energy Sage.

A crise energética europeia não foi resolvida. Ela foi disfarçada graças a um inverno ameno e à desaceleração das importações de carvão e gás da China. Os governos europeus continuam apostando tudo em uma transição energética equivocada que ignora a segurança do fornecimento e a competitividade e fará com que a UE dependa da China para terras raras e metais, bem como dos EUA e da OPEP para commodities.

A União Europeia deveria ter abandonado as decisões ideológicas e permitido que a tecnologia, a concorrência e o setor fornecessem a solução ideal que proporcionasse um fornecimento de energia competitivo e seguro. Decidir proibir o desenvolvimento de recursos domésticos e concentrar-se em fontes de energia intermitentes e voláteis antes que a tecnologia de baterias esteja totalmente operacional é um enorme erro que condena a União Europeia a sofrer com custos mais altos e menor crescimento. As políticas ambientais devem ser consideradas em uma perspectiva global. A UE é responsável por menos de 10% das emissões globais, mas quase 100% do custo. Ela precisa se concentrar na competitividade, na segurança do fornecimento e no respeito ao meio ambiente a partir de uma perspectiva industrial. Ignorar a importância de aproveitar ao máximo as fontes nucleares, hidrelétricas, de gás e todas as outras fontes disponíveis é perigoso. Na China ou nos Estados Unidos, a acessibilidade, a segurança do suprimento e a competitividade são os motores da política energética. Na Europa, é uma visão equivocada de “não no meu quintal” que está tornando o continente mais dependente de outros, e não menos. Os subsídios estão atrasando o desenvolvimento necessário de fontes de energia intermitentes e voláteis porque os formuladores de políticas rejeitam a importância da destruição criativa e da concorrência como forças motrizes do progresso. O intervencionismo não está fornecendo energia melhor ou mais barata; está fazendo com que a União Europeia perca na corrida tecnológica e de segurança energética.

Artigo escrito por Daniel Lacalle, publicado em Mises.org e traduzido por @rodrigo

Uma resposta para “A crise energética europeia pode voltar em breve”

  1. Avatar de Nikus
    Nikus

    Uma coisa interessante que vêm ocorrendo nessas últimas décadas é que o Estado vêm cada vez mais tentando forçar tecnologias incompletas na sociedade, enfiando subsídios em determinadas empresas em nome do ambientalismo e outras ladainhas ideológicas, mas na prática à “causa da sustentabilidade” vêm se mostrando cada vez mais insustentável, visto que às tecnologias que o Estado vem subsidiando com o dinheiro do contribuinte nem sequer está em condições de ser colocado no mercado, tal como os carros elétricos. O certo seria o Estado não se intrometer no mercado, mas às paixões irracionais por tudo que soa belo apenas no papel sempre vence.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “A crise energética europeia pode voltar em breve”

  1. Uma coisa interessante que vêm ocorrendo nessas últimas décadas é que o Estado vêm cada vez mais tentando forçar tecnologias incompletas na sociedade, enfiando subsídios em determinadas empresas em nome do ambientalismo e outras ladainhas ideológicas, mas na prática à “causa da sustentabilidade” vêm se mostrando cada vez mais insustentável, visto que às tecnologias que o Estado vem subsidiando com o dinheiro do contribuinte nem sequer está em condições de ser colocado no mercado, tal como os carros elétricos. O certo seria o Estado não se intrometer no mercado, mas às paixões irracionais por tudo que soa belo apenas no papel sempre vence.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais