A Fábula do bombeiro incompetente

Escrito por Gary Galles
Traduzido por Wallace Nascimento (@SrNascimento40)
Revisado por Pedro Micheletto Palhares (@DevilSSSlayer)


Desde a época em que eu era estudante universitário, lembro-me de ler muitos artigos de Leonard Read, fundador da Fundação para a Educação Econômica (FEE). Achei suas ideias suficientemente valiosas para eventualmente escrever um livro, The Apostle of Peace, sobre o que eu considerava serem seus melhores argumentos sustentados. Muitos dos seus argumentos mais curtos não foram incluídos. Mas de vez em quando volto e leio um ou dois de seus livros em busca de inspiração negligenciada. Fi-lo recentemente com o seu livro Seeds of Progress de 1980, grátis online no Mises.org, pelo seu quadragésimo aniversário.

Lá, encontrei uma analogia sobre bombeiros que achei que valia a pena compartilhar.

Os bombeiros incompetentes

  • Imagine esta situação fictícia — os bombeiros de uma comunidade respondendo a um alarme e correndo para uma casa em chamas. Não apagando o fogo imediatamente, eles borrifam a casa com querosene. O incêndio agrava-se. O remédio? Pulverizem-na com gasolina! continua piorando! Use “remédios” em abundância, cada um mais idiota do que o primeiro. Estes bombeiros imaginários assemelham-se aos milhões de políticos incompetentes cujas ações levam à “miséria e à ruína de muitos milhares e milhões de pessoas”.
  • Como é que os nossos políticos incompetentes se assemelham aos bombeiros fictícios[?]… Primeiro e acima de tudo, eles não têm compreensão de como a liberdade funciona e quais suas maravilhas… Assim cegos à realidade, eles veem o que para eles aparece como uma falha da sociedade, e depois empregam coerção para corrigi-la. O seu remédio não funciona. Eles então dobram suas coerções. Pior do que nunca: aparecem mais falhas! Mais profundamente na lama da nossa confusão atual! A cura deles? Cada vez mais de suas intervenções tolas!
  • Aqueles que pouco ou nada pensam por si mesmos, estão inclinados a seguir os milhões de incompetentes que proclamam alto e em bom som seu saber sobre tudo e prometem um céu na terra.

O que os bombeiros incompetentes esqueceram?

  • A tônica para a boa vida é a liberdade… Aparar o governo imenso é maximizar a liberdade… aquele poder celestial que liberta a criatividade humana.
  • Quando o mercado livre e sem restrições prevalece, há uma corrida pela excelência.
  • Cada um de nós deve fazer as suas pequenas coisas criativas e deixar que todos os outros – sem exceção — façam as suas. Essa infinidade de pequenas coisas são, de fato, as sementes de todo o progresso humano e estão fundamentados na liberdade para cada um e para todos.

Viver com os Bombeiros incompetentes

  • Estamos a viver sob o governo de homens insensatos. E a razão é que muitos dos homens sábios entre nós… não conseguem ver o que poderiam e deveriam estar fazendo para limitar o governo ao seu papel inicial de manter a paz com justiça para todos.
  • Os mais incômodos, frustrantes e destrutivos de todos são os milhões de neocons que… acreditam sinceramente que é seu dever resolver os seus e os meus problemas.
  • Sempre tantos buscadores de cargos políticos… na verdade “pensam” que não sabemos como dirigir nossas vidas; mas nunca duvidam que somos suficientemente sábios para selecioná-los como nossos mestres!
  • Limitando os bombeiros incompetentes.
  • A liberdade individual depende da observância geral do princípio de igualdade perante a lei.
  • Liberdade e justiça estão inseparavelmente associadas.
  • Um governo ideal… É onde ninguém “governa” o outro! O governo é uma agência de defesa… Mantendo a paz e invocando uma justiça comum. Ponto final!
  • O que, em boa consciência, deve ser inibido? Os códigos morais dão a resposta: fraude, violência, deturpação — não se deve roubar, matar ou fazer qualquer mal. E o governo não pode desempenhar este papel quando ultrapassa os seus próprios limites.

Em milhões de palavras ao longo de muitas décadas, Leonard Read passou sua vida tentando “promover a liberdade através de uma frase melhorada de suas verdades”. Esses esforços dão àqueles de nós que desejam promover a liberdade hoje muita sabedoria, tanto em pequenos como em grandes meios. Sementes de Progresso é apenas um exemplo de como até mesmo um pequeno investimento pode nos trazer retornos substanciais a esse projeto.

Leia o artigo original clicando aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais