A Fábula do bombeiro incompetente

Escrito por Gary Galles
Traduzido por Wallace Nascimento (@SrNascimento40)
Revisado por Pedro Micheletto Palhares (@DevilSSSlayer)


Desde a época em que eu era estudante universitário, lembro-me de ler muitos artigos de Leonard Read, fundador da Fundação para a Educação Econômica (FEE). Achei suas ideias suficientemente valiosas para eventualmente escrever um livro, The Apostle of Peace, sobre o que eu considerava serem seus melhores argumentos sustentados. Muitos dos seus argumentos mais curtos não foram incluídos. Mas de vez em quando volto e leio um ou dois de seus livros em busca de inspiração negligenciada. Fi-lo recentemente com o seu livro Seeds of Progress de 1980, grátis online no Mises.org, pelo seu quadragésimo aniversário.

Lá, encontrei uma analogia sobre bombeiros que achei que valia a pena compartilhar.

Os bombeiros incompetentes

  • Imagine esta situação fictícia — os bombeiros de uma comunidade respondendo a um alarme e correndo para uma casa em chamas. Não apagando o fogo imediatamente, eles borrifam a casa com querosene. O incêndio agrava-se. O remédio? Pulverizem-na com gasolina! continua piorando! Use “remédios” em abundância, cada um mais idiota do que o primeiro. Estes bombeiros imaginários assemelham-se aos milhões de políticos incompetentes cujas ações levam à “miséria e à ruína de muitos milhares e milhões de pessoas”.
  • Como é que os nossos políticos incompetentes se assemelham aos bombeiros fictícios[?]… Primeiro e acima de tudo, eles não têm compreensão de como a liberdade funciona e quais suas maravilhas… Assim cegos à realidade, eles veem o que para eles aparece como uma falha da sociedade, e depois empregam coerção para corrigi-la. O seu remédio não funciona. Eles então dobram suas coerções. Pior do que nunca: aparecem mais falhas! Mais profundamente na lama da nossa confusão atual! A cura deles? Cada vez mais de suas intervenções tolas!
  • Aqueles que pouco ou nada pensam por si mesmos, estão inclinados a seguir os milhões de incompetentes que proclamam alto e em bom som seu saber sobre tudo e prometem um céu na terra.

O que os bombeiros incompetentes esqueceram?

  • A tônica para a boa vida é a liberdade… Aparar o governo imenso é maximizar a liberdade… aquele poder celestial que liberta a criatividade humana.
  • Quando o mercado livre e sem restrições prevalece, há uma corrida pela excelência.
  • Cada um de nós deve fazer as suas pequenas coisas criativas e deixar que todos os outros – sem exceção — façam as suas. Essa infinidade de pequenas coisas são, de fato, as sementes de todo o progresso humano e estão fundamentados na liberdade para cada um e para todos.

Viver com os Bombeiros incompetentes

  • Estamos a viver sob o governo de homens insensatos. E a razão é que muitos dos homens sábios entre nós… não conseguem ver o que poderiam e deveriam estar fazendo para limitar o governo ao seu papel inicial de manter a paz com justiça para todos.
  • Os mais incômodos, frustrantes e destrutivos de todos são os milhões de neocons que… acreditam sinceramente que é seu dever resolver os seus e os meus problemas.
  • Sempre tantos buscadores de cargos políticos… na verdade “pensam” que não sabemos como dirigir nossas vidas; mas nunca duvidam que somos suficientemente sábios para selecioná-los como nossos mestres!
  • Limitando os bombeiros incompetentes.
  • A liberdade individual depende da observância geral do princípio de igualdade perante a lei.
  • Liberdade e justiça estão inseparavelmente associadas.
  • Um governo ideal… É onde ninguém “governa” o outro! O governo é uma agência de defesa… Mantendo a paz e invocando uma justiça comum. Ponto final!
  • O que, em boa consciência, deve ser inibido? Os códigos morais dão a resposta: fraude, violência, deturpação — não se deve roubar, matar ou fazer qualquer mal. E o governo não pode desempenhar este papel quando ultrapassa os seus próprios limites.

Em milhões de palavras ao longo de muitas décadas, Leonard Read passou sua vida tentando “promover a liberdade através de uma frase melhorada de suas verdades”. Esses esforços dão àqueles de nós que desejam promover a liberdade hoje muita sabedoria, tanto em pequenos como em grandes meios. Sementes de Progresso é apenas um exemplo de como até mesmo um pequeno investimento pode nos trazer retornos substanciais a esse projeto.

Leia o artigo original clicando aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greve das universidades federais
Política

Greve das Universidades Federais mantém tensão entre professores e o Governo Lula

A greve de universidades federais no país, que já dura quase dois meses, segue ativa, mantendo a tensão entre os professores federais e o Governo Lula. Por um lado, professores em greve afirmam que continuarão com a greve até receberem aumentos salariais. O governo, por sua vez, afirma que não há mais espaço no orçamento […]

Leia Mais
Macron
Política

Macron dissolve parlamento e convoca eleições legislativas antecipadas na França

No último domingo (9), o presidente da França, Emmanuel Macron, dissolveu o parlamento do país, a Assembleia Nacional, e convocou eleições legislativas antecipadas. A decisão do presidente francês foi tomada após uma pesquisa de boca de urna que mostrou que seu partido, Renascimento, seria derrotado pelo partido de oposição, União Nacional (RN), nas eleições parlamentares. […]

Leia Mais
Jorge Seif
Política

Senador Jorge Seif admite que defende imposto sobre importações porque paga o seu salário

O senador Jorge Seif (PL-SC), que se diz liberal, votou sim pela em 20% das compras internacionais até 50 dólares, que foi aprovada na última quarta-feira, 5, a taxação. O senador justificou seu voto, admitindo que tal imposto paga seu salário. O senador ainda recorreu às velhas falácias protecionistas e estatistas em defesa dos impostos […]

Leia Mais