A Proibição de pomada para cabelo pela Anvisa e a infantilização do consumidor

Pomada moderadora de cabelo

Nessa sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ordenou a proibição da venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos no país. Segundo a agência, o motivo da proibição seria devido aos vários efeitos indesejáveis associados ao produto, relatados por alguns usuários.

A ANVISA informou que entre os efeitos relatados pelos usuários estão a perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Segundo relatos dos próprios usuários acometidos pelos danos, os incidentes ocorreram, principalmente, após terem contato com a água depois de aplicarem o produto. Dentre as situações envolvendo tais incidentes estão os banhos de mar e piscina, além de se molhar com a àgua da chuva.

Como medida cautelar, a ANVISA proibiu, temporariamente, a comercialização da pomada para modelar e trançar cabelos. A agência informou que a medida irá durar até que as investigações sobre o caso levem a um melhor parecer da situação.

ANVISA e a infantilização do consumidor

Por mais que a ANVISA se autointitule uma agência responsável pelo bem estar do consumidor, suas medidas, na verdade, são uma infantilização deste. Ao decidir o que pode ou não ser comercializado, a ANVISA decide o que os consumidores podem ou não comprar, interferindo em sua liberdade de escolha e de julgar os prós e os contras de sua decisão.

As medidas tomadas pela ANVISA, dão a entender que o cidadão comum é incapaz de tomar suas próprias decisões e arcar com as consequências de suas escolhas. Neste caso da proibição da pomada, a ANVISA não apenas impede que os consumidores possam adquirir o produto que desejam, mas também, que eles decidam como lidar com os riscos que o produto carrega.

Como os próprios relatos dos consumidores que tiveram incidentes com o produto evidenciam, os problemas aconteceram devido ao contato com água após a aplicação da pomada para tranças. Isso significa que medidas que evitem o contato com a água, depois da aplicação do produto, poderia ser uma medida preventiva eficaz.

Um exemplo disto seria o uso de uma simples touca de cabelo durante o contato com a água (uma prática bastante comum e eficaz usada após procedimentos químicos capilares ). Além disso, a queda no consumo do produto, devido ao receio dos consumidores com os efeitos nocivos, pode incentivar as empresas a buscarem uma solução para o problema. Inclusive desenvolvendo fórmulas que não acarretem os mesmos riscos para os usuários do produto.

Conclusão

É compreensível que muitos usuários tenham ficado apreensivos em relação ao produto e prefiram esperar o parecer da ANVISA sobre o caso. No entanto, aqueles que preferem assumir os riscos de usar o produto ou encontrar meios de evitar o problema, deveriam ter sua liberdade de escolha respeitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais