O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse ter enviado com sucesso alguns caminhões pelo corredor de Lachin e pela estrada de Aghdam. Um caminhão levou remédios e fraldas para bebês; o caminhão que veio pelo corredor de Lachin levou um carregamento de 23 toneladas de farinha. Os suprimentos foram entregues à região separatista de Nagorno-Karabakh pelas duas estradas simultaneamente.
O acontecimento é uma vitória para o Azerbaijão. O país culpa o território separatista por sua situação atual, dizendo a crise humanitária ser algo fabricado para enganar a comunidade internacional. Para o Azerbaijão, o real responsável pelo bloqueio do corredor de Lachin, a situação poderia a muito ter sido resolvida se fosse aceito o envio de suprimentos pela estrada alternativa que passa pelo seu território.
Com a abertura momentânea das duas vias, o Azerbaijão obtém parte do que pretendia. Como ocorreu com o caminhão de ajuda russo na semana passada, as tensões foram temporariamente reduzidas pela chegada dos novos suprimentos, a região estando dias antes à beira de um novo conflito em grande escala.
O carregamento é uma ajuda importante, mas insuficiente para resolver a situação da fome na região. As vias ainda não foram oficialmente abertas, mas agora que os primeiros passos foram dados, espera-se que o fluxo de mantimentos continue. A Gazeta continuará reportando os novos desdobramentos.