Alta do preço dos alimentos chega a quase 33% no mundo todo

Segundo dados sobre alimentação e agricultura apresentados recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU), os preços dos produtos alimentícios no mundo todo dispararam, chegando a quase 33% de aumento.

Dentre as várias causas observadas para esse aumento, podem ser citados os eventos climáticos, acabando com safras de alimentos, principalmente na África e na Ásia, gerando assim a escassez desses produtos, ou seja, causando uma redução na oferta dos mesmos, então influenciando nos preços.

Na Europa e nos Estados Unidos há uma falta de mão de obra, tanto de trabalhadores do campo, quanto nas fábricas de alimento – condição esta que cria uma baixa produtividade de produtos alimentícios e, consequentemente, leva a falta do mesmo.

Também é possível relacionar o aumento do preço da gasolina, que no Brasil aumentou 34,2% apenas esse ano, como um fator que contribui para o elevado preço dos alimentos, fazendo com que o valor pago para a entrega desses produtos aumente e isso será inserido no preço final para o consumidor.

E para encerrar, também há como um dos fatores determinantes para esta situação, a paralização da economia imposta pelos governos por meio do lockdown na tentativa () de combater a pandemia.

O lockdown não só foi uma medida pouco efetiva – como estudos da Universidade de Stanford demonstraram – mas acabou gerando mais miséria e outros problemas que somados com a pandemia, pioraram o quadro social geral. Isso que acontece quando terceirizamos a responsabilidade de cuidar das nossas vidas aos políticos e burocratas estatais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais