Anvisa mantém proibição do cigarro eletrônico

Anvisa mantém proibição do cigarro eletrônico

Nesta quarta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais uma vez agiu de forma autoritária e soberba, ao manter a proibição de cigarros eletrônicos no país. A decisão foi tomada após uma reunião onde foi discutida a regulação sobre o produto.

Após a reunião, foi emitido um relatório contendo estudos sobre os impactos dos cigarros eletrônicos sobre a saúde dos usuários, bem como a toxidade e o posicionamento das organizações mundiais de saúde. Segundo a Anvisa, será feita uma reforma da legislação atual e abertura de uma consulta pública para depois seguir para nova aprovação.

Além da proibição, a agência também votou pela adoção de medidas estatais para a redução da oferta e da demanda, o que incluirá “conscientização” (a verdade, doutrinação) em instituições educacionais no combate ao cigarro eletrônico, e também parceria com órgãos fiscalizadores para impedir a comercialização do produto.

Vários especialistas da área de saúde entrevistados pelo G1 se mostraram favoráveis a decisão, usando como justificativa argumentos baseados em questões de saúde. Dentre eles, a figura carimbada do Dr Dráusio Varella:

“Levamos décadas para reduzir o cigarro para o que ele realmente é: um vício chinfrim que provoca mau hálito, deixa cheiro ruim no corpo, nas roupas e causa um número incrível de doenças. As piores doenças que conheci na medicina foram causadas pelo cigarro”

disse Dráusio Varella

Todos os demais especialistas que participaram da reunião às mostraram favoráveis a decisão com base na ideia de que era para o bem e saúde dos usuários. No entanto, como bem mostrado pelo filósofo libertário canadense, Michael Huermer em ‘O Problema da Autoridade Política ‘, não há uma única justificativa válida para um grupo ter poder de decisão sobre outros indivíduos (e isso se aplica ao estado como um todo).

A decisão em si, parte de indivíduos iludidos com a falsa ideia de que é possível extrapolar sua função de especialista capaz de orientar um indivíduo a tomar determinada decisão importante para sua vida, para a de uma autoridade absoluta sobre determinada ação que um indivíduo deve tomar.

Não há nada que justifique tal decisão tirana e despotica. Independente se os cigarros eletrônicos fazem mal ou não, cabe ao indivíduo, dono da sua própria vida e corpo, a decisão final do que fazer sobre estes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais