Anvisa proíbe venda de álcool 70% em supermercados e farmácias a partir de 30 de abril

Álcool 70%

Por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o álcool líquido 70% terá sua venda em farmácias e supermercados proibida a partir do dia 30 de abril. A agência já havia proibido o produto em 2002 e havia feito uma breve liberação durante a pandemia devido a escassez de álcool em gel.

Segundo a decisão, os estabelecimentos que ainda possuem os produtos em seus estoques precisam esgotá-los até a data onde será iniciada a proibição da venda e compra da versão líquida do álcool 70%. Já o álcool em gel 70% permanecerá com suas vendas liberadas.

Na primeira vez que a Anvisa proibiu o produto, a justificativa foi a de que o álcool 70% havia causado um grande número de acidentes devido a ser altamente inflamável.

Conveniência vs liberdade

Para impedir que pessoas descuidadas e crianças sem a devida supervisão dos pais (que são a ampla maioria dos acidentados), a Anvisa optou por punir a grande maioria dos brasileiros responsáveis e proibir o acesso a um produto comparativamente mais barato que o álcool em gel.

O órgão, que poderia realizar campanhas de conscientização e expor mais os riscos de acidentes, preferiu o caminho mais fácil de colocar todos os brasileiros no mesmo balaio de gato e tratar a todos como irresponsáveis de forma unânime, privando os indivíduos da liberdade e responsabilidade por suas escolhas.

É evidentemente lamentável e preocupante que hajam acidentes com álcool 70%. No entanto, isso não justifica o cerceamento da liberdade da grande maioria que sempre manuseou o produto sem nenhum risco para si e os demais.


Quer aprender mais sobre libertarianismo e ainda ganhar brindes incríveis?

Conheça o Plano Konkin! Só clicar no banner com link abaixo 👇

2 thoughts on “Anvisa proíbe venda de álcool 70% em supermercados e farmácias a partir de 30 de abril

  1. Me corrija se eu estiver equivocado, mas creio que isso fará surgir um mercado negro e/ou mercado paralelo de álcool líquido 70%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Ética

A prisão de desenvolvedores de carteiras Samourai mostra que o governo dos EUA odeia privacidade e liberdade

Em 24 de abril, dois desenvolvedores líderes da Samourai Wallet (SW), a carteira centrada na privacidade mais avançada do ecossistema bitcoin, foram presos e acusados de crimes de lavagem de dinheiro e violações na transmissão de dinheiro por ordem do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). Este é apenas o mais recente ataque de […]

Leia Mais
Caminhão do MTST
Ética

Caminhão do MTST que levava marmitas para desabrigados no RS é apreendido por estar com IPVA vencido

Na última segunda-feira, um caminhão do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que transportava marmitas para desabrigados em Porto Alegre foi guinchado pela Brigada Militar. Segundo a BM, o veículo foi apreendido na Avenida Bento Gonçalves por estar com o IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores, vencido. O ocorrido foi divulgado no […]

Leia Mais
William Ling
Ética

Família Ling quer reconstruir pontes e estradas no Rio Grande do Sul

A família Ling — cujo patriarca começou a vida do zero e fez fortuna no Rio Grande do Sul — se comprometeu a doar R$ 50 milhões para obras emergenciais de infraestrutura. A iniciativa visa ajudar as comunidades a reconstruírem pontes e estradas destruídas pelas inundações. “Quando meu pai chegou no Rio Grande do Sul […]

Leia Mais