Anvisa proíbe venda de álcool 70% em supermercados e farmácias a partir de 30 de abril

Álcool 70%

Por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o álcool líquido 70% terá sua venda em farmácias e supermercados proibida a partir do dia 30 de abril. A agência já havia proibido o produto em 2002 e havia feito uma breve liberação durante a pandemia devido a escassez de álcool em gel.

Segundo a decisão, os estabelecimentos que ainda possuem os produtos em seus estoques precisam esgotá-los até a data onde será iniciada a proibição da venda e compra da versão líquida do álcool 70%. Já o álcool em gel 70% permanecerá com suas vendas liberadas.

Na primeira vez que a Anvisa proibiu o produto, a justificativa foi a de que o álcool 70% havia causado um grande número de acidentes devido a ser altamente inflamável.

Conveniência vs liberdade

Para impedir que pessoas descuidadas e crianças sem a devida supervisão dos pais (que são a ampla maioria dos acidentados), a Anvisa optou por punir a grande maioria dos brasileiros responsáveis e proibir o acesso a um produto comparativamente mais barato que o álcool em gel.

O órgão, que poderia realizar campanhas de conscientização e expor mais os riscos de acidentes, preferiu o caminho mais fácil de colocar todos os brasileiros no mesmo balaio de gato e tratar a todos como irresponsáveis de forma unânime, privando os indivíduos da liberdade e responsabilidade por suas escolhas.

É evidentemente lamentável e preocupante que hajam acidentes com álcool 70%. No entanto, isso não justifica o cerceamento da liberdade da grande maioria que sempre manuseou o produto sem nenhum risco para si e os demais.


Quer aprender mais sobre libertarianismo e ainda ganhar brindes incríveis?

Conheça o Plano Konkin! Só clicar no banner com link abaixo 👇

2 thoughts on “Anvisa proíbe venda de álcool 70% em supermercados e farmácias a partir de 30 de abril

  1. Me corrija se eu estiver equivocado, mas creio que isso fará surgir um mercado negro e/ou mercado paralelo de álcool líquido 70%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propriedade privada
Ética

A propriedade privada é simplesmente uma construção racial ou social?

Em um artigo de 1964 no Yale Law Journal intitulado The New Property (A Nova Propriedade), Charles Reich argumentou que a “generosidade do governo” é uma fonte cada vez mais importante de riqueza e, portanto, deve ser entendida e regulada como uma nova forma de propriedade. Reich argumentou que “a propriedade é uma instituição legal, […]

Leia Mais
Julian Assange
Ética

Biden sugere liberdade para Julian Assange

Isso não lhe devolverá os anos que passou em confinamento, mas o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pode finalmente obter um pouco de justiça após anos de perseguição por constranger autoridades dos EUA. Sob pressão do governo da Austrália, país de origem do jornalista, o presidente Joe Biden disse que está “considerando” desistir do caso […]

Leia Mais
Vó Rosângela
Ética

Devido a denúncia de sindicato, influencer Vó Rosângela não pode mais gravar vídeos na padaria onde trabalha

Devido a uma denúncia feita pelo Sindicato dos Panificadores, a confeiteira e influencer Rosângela Rigoni, conhecida como Vó Rosângela, não pode mais gravar vídeos na padaria Pão D’oro, onde trabalhava. Rosângela costumava gravar os vídeos no estabelecimento, onde mostrava suas receitas para milhões de brasileiros no Instagram. Denúncia infundada Segundo a denúncia enviada ao Ministério […]

Leia Mais