Argentina congela preço de 1274 produtos para frear inflação

Governo de Alberto Fernández decide congelar o preço de 1274 produtos durante 90 dias, com o intuito de conter a inflação no país. A inflação acumulada durante os últimos 12 meses na Argentina chega a 50,1{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1}.

Os produtos afetados serão os de limpeza e os alimentos, e seus preços serão congelados até 1° de outubro e ficando assim até o dia 7 de janeiro.

Segundo o secretário de Comércio Interior, Roberto Feletti, o congelamento dos preços desses produtos serão como uma âncora para a inflação.

Contudo, pra quem tem algum conhecimento básico em economia, o congelamento de preços gera um resultado contrário ao desejado. Como exemplo disso, temos o controle de preços que já foi utilizado pelo governo de José Sarney nos anos 80, aqui no Brasil.

Tudo o que ele causou foi deixar as prateleiras dos mercados vazias e pessoas sem poder comprar comida.

O governo argentino também implementou essa medida no início da pandemia, impedindo o aumento do preço de 2 mil produtos. Mas isso não conseguiu evitar a alta da inflação, e causou o mesmo resultado que o congelamento dos preços feito no Brasil.

Essa política intervencionista também foi feita para recuperar a popularidade do atual presidente argentino Alberto Fernández que será candidato na eleição que acontecerá em novembro.

Assim como todo polítco, Fernández, só pensa na sua reeleição, tentando enganar a população com uma medida ineficaz. Se não for eleito, as consequência de seus atos vão recair sobre o próximo presidente e não sobre ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad diz que quem não paga imposto deve voltar a pagar

Durante uma entrevista ao GloboNews na noite de quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a reforma tributária, em fase de regulamentação no Congresso, e afirmou que quem não paga imposto no Brasil deve voltar a pagar. O ministro justificou sua fala afirmando que isso é necessário para que o governo possa “reequilibrar as […]

Leia Mais
Política

Maduro manda Lula tomar um chá de camomila após petista se assustar com fala sobre “banho de sangue”

Após o presidente Lula se declarar assustado com discurso de Maduro sobre “banho de sangue” contra a oposição, o ditador venezuelano mandou o petista “tomar um chá de camomila” para se acalmar. A fala do ditador foi durante um comício na cidade de San Carlos, a capital do Estado de Cojedes. Na semana passada, o […]

Leia Mais
Política

A armadilha populista

Se você se preocupa com a liberdade individual e a prosperidade geral, deve evitar todos os tipos de populismo como se fossem uma praga. É o analfabetismo econômico proclamado com orgulho e em letras grandes. Como alternativa ao libertarianismo, ele é ruim por si só – a liberdade não está em sua agenda – mas […]

Leia Mais