Argentina congela preço de 1274 produtos para frear inflação

Governo de Alberto Fernández decide congelar o preço de 1274 produtos durante 90 dias, com o intuito de conter a inflação no país. A inflação acumulada durante os últimos 12 meses na Argentina chega a 50,1{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1}.

Os produtos afetados serão os de limpeza e os alimentos, e seus preços serão congelados até 1° de outubro e ficando assim até o dia 7 de janeiro.

Segundo o secretário de Comércio Interior, Roberto Feletti, o congelamento dos preços desses produtos serão como uma âncora para a inflação.

Contudo, pra quem tem algum conhecimento básico em economia, o congelamento de preços gera um resultado contrário ao desejado. Como exemplo disso, temos o controle de preços que já foi utilizado pelo governo de José Sarney nos anos 80, aqui no Brasil.

Tudo o que ele causou foi deixar as prateleiras dos mercados vazias e pessoas sem poder comprar comida.

O governo argentino também implementou essa medida no início da pandemia, impedindo o aumento do preço de 2 mil produtos. Mas isso não conseguiu evitar a alta da inflação, e causou o mesmo resultado que o congelamento dos preços feito no Brasil.

Essa política intervencionista também foi feita para recuperar a popularidade do atual presidente argentino Alberto Fernández que será candidato na eleição que acontecerá em novembro.

Assim como todo polítco, Fernández, só pensa na sua reeleição, tentando enganar a população com uma medida ineficaz. Se não for eleito, as consequência de seus atos vão recair sobre o próximo presidente e não sobre ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad afirma que memes que estão criando sobre ele são baseados em “desinformação”

Os memes feitos em crítica ao aumento de impostos atribuído ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), estão tomando conta da internet no Brasil. O ministro, porém, afirma que tais memes em crítica a ele são baseados em “desinformação“. Os memes Após a criação de novos impostos, o ministro Haddad se tornou alvo de diversos […]

Leia Mais
Política

Aumenta a pressão sobre Biden para que ele repense sua candidatura

Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viu crescer a pressão para que reconsiderasse sua candidatura à reeleição, que é questionada tanto por membros de seu partido quanto por apoiadores importantes, como o ator George Clooney. Em meio à cúpula da OTAN, que de terça a quinta-feira reúne em Washington os chefes de […]

Leia Mais
Política

O Fórum Econômico Mundial ainda está conspirando contra sua liberdade

Em janeiro passado, a elite da humanidade se reuniu novamente em Davos, na Suíça, para planejar o resto de nossas vidas. Os líderes do Fórum Econômico Mundial (FEM) são moralmente superiores porque se dedicam a destruir sua liberdade de salvar a Terra ou, pelo menos, proteger o habitat das plantas. Sessenta chefes de governo de […]

Leia Mais