Diretor do Banco Popular da China diz que Libra pode impactar a política monetária

Wang Xin, diretor do escritório de pesquisas do Banco Popular da China, disse que os planos do Facebook podem afetar a política monetária global, e o banco central, em resposta, está tentando criar sua própria criptomoeda.

Wang disse que o PBOC está prestando “muita atenção” na Libra desde o anúncio do white paper no mês passado. No entanto, esta não é a primeira incursão do banco na pesquisa de criptomoedas. O banco central começou a estudar ativos digitais em 2014, com intenção de acompanhar o Bitcoin, de acordo com o South China Morning Post.

Enquanto isso, a China não permite novas listagens ou negociações de moedas digitais, incluindo Bitcoin, já que os tokens são vistos como um empreendimento arriscado.

Wang também disse que discorda da associação próxima da Libra com o dólar americano. Embora a moeda esteja atrelada a uma grupo de moedas, Wang disse que teme que outras moedas soberanas suportem consequências financeiras de uma moeda focada no dólar americano, principalmente o controle americano sobre uma proeminente moeda digital.

Para competir, diz Wang, outros países teriam que desenvolver suas próprias moedas digitais de bancos centrais ou procurar organizações intergovernamentais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) para criar uma moeda digital internacional baseada em uma cesta de moedas acordadas.

Em meio a preocupações com a Libra, o Banco Popular da China continua a trabalhar na criação de sua própria moeda.

Fonte: The Block Crypto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Murray Rothbard
Economia

Hoje Rothbard estaria completando 98 anos

Hoje, dia 02 de março, é o aniversário do economista, filósofo político, historiador e autor libertário, Murray Rothbard! Se estivesse vivo hoje, o autor, que faleceu em 1995, estaria completando 98 anos. Mesmo após sua morte, Rothbard deixou um enorme legado para a causa da liberdade, deixando registrada sua imensa sabedoria e intelecto perspicaz em […]

Leia Mais
Fernando Haddad G20
Economia

Haddad defende medidas para que bilionários parem de usar brechas fiscais

Na última quinta-feira (29), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu medidas para que bilionários pagassem sua parte “justa” de impostos. Para isso, o ministro defendeu uma “contribuição internacional” (na verdade, uma coerção coordenada internacional) para garantir que bilionários não usem das brechas fiscais, que o ministro chamou de “buracos tributários”. O discurso do ministro […]

Leia Mais
Luiz Marinho
Economia

Sem acordo, governo prorroga por 3 meses nova portaria sobre trabalho aos feriados

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta terça-feira (27) que foi adiado por 90 dias a portaria que muda as regras sobre o trabalho aos feriados. O texto entraria em vigor nesta sexta-feira (1). A decisão do ministro foi tomada durante uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representantes […]

Leia Mais