Câmara aprova dobrar peso de voto em mulheres e negros

A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (10), 334 votos a favor e 110 contra, uma proposta de lei impondo que o voto de um deputado federal dado por candidatos negros, e mulheres, será contado como o dobro para os partidos no cálculo do fundão eleitoral.


Esse projeto foi criado na intenção de que sejam lançados pelos partidos mais candidatos negros e mulheres. A justificativa utilizada foi que as mulheres negras representam 27% da população brasileira, porém no congresso representam apenas 2%.

Apesar de ser aprovado na câmara, líderes do senado preveem que o texto poderá ser rejeitado na casa, justamente por que nesse texto também traz de volta a questão da coligação partidária.

O Senado acabou com as coligações partidárias nas eleições proporcionais de deputados e vereadores em 2017, não sendo permitidas desde as eleições municipais de 2020.

Segundo os deputados, o principal objetivo da formação das alianças era somar os tempos de propaganda na rádio e televisão das legendas envolvidas, mesmo que não compartilhassem as mesmas ideologias. O objetivo de extinguir as coligações era diminuir a existência de partidos “de aluguel” e os chamados nanicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad diz que quem não paga imposto deve voltar a pagar

Durante uma entrevista ao GloboNews na noite de quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a reforma tributária, em fase de regulamentação no Congresso, e afirmou que quem não paga imposto no Brasil deve voltar a pagar. O ministro justificou sua fala afirmando que isso é necessário para que o governo possa “reequilibrar as […]

Leia Mais
Política

Maduro manda Lula tomar um chá de camomila após petista se assustar com fala sobre “banho de sangue”

Após o presidente Lula se declarar assustado com discurso de Maduro sobre “banho de sangue” contra a oposição, o ditador venezuelano mandou o petista “tomar um chá de camomila” para se acalmar. A fala do ditador foi durante um comício na cidade de San Carlos, a capital do Estado de Cojedes. Na semana passada, o […]

Leia Mais
Política

A armadilha populista

Se você se preocupa com a liberdade individual e a prosperidade geral, deve evitar todos os tipos de populismo como se fossem uma praga. É o analfabetismo econômico proclamado com orgulho e em letras grandes. Como alternativa ao libertarianismo, ele é ruim por si só – a liberdade não está em sua agenda – mas […]

Leia Mais