Capitalismo de Aquiles: Introdução

Até mesmo os teóricos comunistas admitem o capitalismo como o sistema econômico que mais trouxe prosperidade material à humanidade. Não foi por coincidência que, mesmo Marx, ousou “profetizar” o comunismo como o passo a ser dado após o ponto máximo do materialismo societal, este por sua vez estaria presente no auge do desenvolvimento capitalista, o que fora ignorado por Lênin[1].

Mais um reflexo dessa “aceitação” que paira os principais teóricos comunistas, houve o NEP[2], capítulo importante da história da antiga União Soviética de Lênin — “coincidentemente” pouco abordado entre as massas de manobra.

O primeiro e crucial elemento dessa notável prosperidade, consiste, sem dúvidas, na liberdade de empreender e realizar trocas voluntárias[3]. Por outro lado, isto não basta para justificar o capitalismo como um enorme sucesso econômico mundial — sendo esta última afirmação não passível de negação coerente nem mesmo dentre seus mais inteligentes opositores. Tal justificativa parte da globalização, “fenômeno” que passou a ganhar notoriedade a partir da primeira revolução industrial.

Este outro elemento será o objeto de estudo fundamental deste artigo. Portanto, o presente trabalho será realizado em três partes: Primeiramente, partindo de argumentos teóricos já abordados por outros autores — sendo as maiores referências intelectuais os economistas austríacos — explicados e aplicados em exemplos escolhidos por este autor, de forma a estudar o fenômeno. Em segundo, e como parte diferencial deste estudo, serão apresentados argumentos apontando essa grande força do capitalismo, bem como seu maior ponto fraco. Por fim, serão propostas contramedidas para casos em que, o que virá a ser exposto na segunda parte, volte a se tornar uma realidade.

[1]Del Roio, M. Lênin e a Transição Socialista. Londrina: Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/revista3aedicao/lr3-6-delroio.pdf>. Acesso em 28 set. 2019.

[2] Hoppe, H. H. Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo, São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2013, p. 24.

[3] Rothbard, M. N. O que é o Livre Mercado? Mises Brasil. Disponível em: <https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=52>. Acesso em 28 set. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais