Carla Diaz e a síndrome de coitadismo

Nas últimas semanas os filmes sobre o crime de Suzane von Richthofen voltaram a ser assunto na mídia, devido a finalmente terem sido lançados após anos de aguardo.

A história começa em 1999, quando Suzane von Richthofen e Daniel Cravinhos se conheceram e começaram a namorar. No começo, Manfred von Richthofen e Marísia não ligavam para o namoro, mas, com o tempo, perceberam como ele estava cada vez mais sério. Foi neste momento que brigas com Suzane em relação à Daniel se tornaram cada vez mais constantes.

No dia 31 de dezembro de 2002, Suzane abria a porta de sua casa no Brooklin, bairro de São Paulo, para seu namorado e seu cunhado, Christian Cravinhos, subirem para o segundo andar e colocar a última parte do plano em ação: matar Marísia e Manfred enquanto eles dormiam.

Nos depoimentos contados pelas partes haviam bastantes furos e, muitas vezes, pareciam histórias completamente diferentes. É nisso que os filmes se baseiam: a construção da história do assassinato do casal Richthofen em perspectivas diferentes.

Dividido em A Menina que Matou os Pais, que conta a história do crime pela visão de Daniel Cravinhos, o comparsa de Suzane no crime (e na época, seu namorado) e O Menino que Matou meus Pais, que conta a mesma história pela narrativa da moça, os filmes vêm sendo bastante falados pela crítica e pelo público geral, que não tardou em fazer memes.

Leonardo Bittencourt, o ator que interpreta Daniel Cravinhos, resolveu postar um desses memes em seu Twitter.

Imagem

No post, o meme “topa tudo por bucet*” foi sobreposicionado no nome do filme, fazendo alusão ao fato de Daniel Cravinhos ter feito tudo — inclusive matar duas pessoas — para poder ficar com Suzane. O que parece uma coisa simples de entender acabou virando um momento para Carla mostrar todo seu girl power em uma publicação pouco depois.

Em seguida fez o seguinte tweet, concordando com uma fã:

Com certeza Léo não esperava toda a repercussão negativa, graças ao analfabetismo funcional e necessidade de militância, que iria encontrar.

Apesar de, num primeiro momento, ter se posicionado a favor do seu direito à liberdade de expressão, logo apagou os tweets e pediu desculpas.

Esse caso é perfeito para ilustrar exatamente como a cultura do cancelamento trabalha: um meme inocente (e, convenhamos, engraçado) acabou se tornando um motivo para que ele fosse atacado e recebesse o título de machista.

Mesmo após se desculpar Leonardo perdeu seguidores no Instagram e no Twitter, além de ter sido atacado por diversos comentários.

d

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais