Carne mais barata? A verdade sobre a tão aclamada notícia

Queda no preço da carne

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com dados do IBGE, o preço das peças de carne bovina tiveram uma queda em média de 1,22%. Dentre as peças de carne, a picanha (tão prometida por Lula) teve a queda relativa mais expressiva: 2,63%.

A notícia foi amplamente divulgada por vários jornais como algo positivo. Por outro lado acabou se tornando alvo de chacota por parte dos menos otimistas com a situação econômica do país.

Mas afinal, o que explica essa queda e o que ela significa para os brasileiros?

Promessa de Lula cumprida?

Alguns admiradores do presidente Lula chegaram até mesmo à atribuir à ele a baixa no preço da carne:

https://www.instagram.com/p/Cpn7WfbOpnE/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Durante sua campanha eleitoral em 2022, Lula afirmou que com ele o brasileiro iria voltar a comer picanha e “tomar uma cervejinha”. Abaixo um vídeo onde ele profere o discurso:

Lula fez vários discursos do tipo ao longo da sua campanha presidencial em 2022. No entanto, aqueles que sabem muito bem que a picanha nunca foi muito acessível aos brasileiros mais pobres (inclusive no governo dele) não perderam tempo e ridicularizaram o discurso do petista.

https://www.tiktok.com/@felipe_del_rey36/video/7203054881207225605?_t=8aajT0Is8e6&_r=1

Alguns petistas tentaram vir em socorro de Lula afirmando que o presidente quando falou “voltar a comer picanha”, estaria usando uma metáfora para “voltar a comer bem”.

Não deu outra. O petista foi mais uma vez alvo de piada. E como bem mostrado por Luciano Trigo no site Gazeta do Povo, essa conversa de “picanha como metáfora” não passa de conversa pra boi dormir.

Além disso, não há como atribuir à Lula a queda no preço da carne, uma vez que ele não aplicou uma única medida que possa ter barateado o preço dela. Muito pelo contrário.

O que realmente levou à leve queda do preço da carne?

Segundo Pedro Kislanov, gerente de pesquisa do IPCA, a queda no preço da carne pode ser explicada pela suspensão da exportação do produto para a China, o que aumentou sua oferta doméstica. Desde 23 de fevereiro a exportação do produto foi suspensa devido ao registro de casos da doença da vaca louca no Pará.

Kislanov também lembrou que os preços das peças de carne já vinham baixando após fortes altas na pandemia.

Tendência de queda?

Mesmo que os fatores apresentados acima causem a queda no preço da carne, há fatores que infelizmente irão anular isso. A retomada de impostos sobre combustíveis pelo presidente Lula irão pressionar fortemente os custos da cadeia produtiva no país. Isso fará com que os preços de muitos produtos tendam a subir, e a carne é um deles.

Além destes impostos, muito outros irão impactar na economia. E depois, a recessão econômica global que já está em fluxo irá pesar fortemente no bolso dos brasileiros.

Resumindo: dadas as atuais circunstâncias, há muito pouco a se comemorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inflação 2024
Economia

Ipea: alta de preços acelera para todas as faixas de renda em fevereiro

A alta de preços no Brasil, que parecia controlada até o ano passado, acelerou no mês de fevereiro para todas as faixas de renda do país. As famílias de renda média alta foram as que mais sentiram o impacto, que afetou as mensalidades escolares e o preço dos combustíveis. Os dados estão no Indicador Ipea […]

Leia Mais
Déficit público
Economia

Agora vai? Ministério da Fazenda espera déficit de 0,25% para 2024

Segundo a equipe econômica do governo Lula, o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias aponta para a possibilidade de um déficit de 0,25% neste ano. As afirmações da equipe foram feitas durante uma entrevista a revista Exame. Na entrevista, a equipe econômica afirmou que resultado das contas públicas de janeiro foi positivo, além […]

Leia Mais
Lula e Juscelino
Economia

Governo Lula quer regulamentar e-commerce para fortalecer Correios

O governo Lula planeja enviar ao Congresso, um projeto de regulamentação do ecommerce visando fortalecer os Correios. O texto está sendo elaborado por um grupo liderado por Juscelino Filho, ministro das Comunicações. A ideia surge após Lula retirar o Correios da lista de estatais a serem privatizadas. O ministro afirma que pretende atualizar a legislação […]

Leia Mais