Casa Branca afirma que mais gastos do governo irão ajustar inflação

Enquanto os trabalhadores norte americanos lutam contra o aumento da inflação – o índice de preços ao consumidor subiu 6,2% desde outubro, sendo esse o maior aumento anual nos últimos 31 anos – o governo Biden tem um plano: gastar muito mais dinheiro.

O presidente Joe Biden disse esta semana que os gastos do governo autorizados pela agenda “Build Back Better” tornará os bens acessíveis novamente, subsidiando os custos dos americanos e tornando os trabalhadores mais produtivos.

Um artigo do New York Times que tenta defender o plano administrativo do governo, admite, no entanto, que o resultado de todos esses gastos poderia ser um aumento temporário da inflação:

Uma ampla gama de economistas concorda com o presidente – mas apenas em parte. Eles geralmente aceitam seu argumento de que, no longo prazo, o projeto de lei e seu plano de infraestrutura poderiam tornar as empresas e seus trabalhadores mais produtivos, o que ajudaria a aliviar a inflação à medida que mais bens e serviços fossem produzidos em toda a economia.

Mas muitos pesquisadores, incluindo uma empresa de previsões que Biden costuma citar para reforçar suas propostas, dizem que o projeto está estruturado de uma forma que pode aumentar a inflação no próximo ano, antes que os preços tenham tempo de se estabilizar.

Alguns economistas e legisladores se preocupam com o momento, argumentando que o risco de alimentar mais inflação quando ela já atingiu níveis recordes, supera os benefícios potenciais de se aprovar uma grande conta de gastos que poderia ajudar a manter os preços sob controle enquanto aborda outras metas sociais. Os preços aumentaram 6,2% no ano passado, este é o ritmo mais rápido em 31 anos e muito acima da meta de inflação do Federal Reserve.

O ex-secretário do Tesouro Larry Summers, que também foi diretor do Conselho Econômico Nacional durante o governo Obama, criticou Biden nesta semana por não levar a inflação a sério. De acordo com o New York Post:

Acho que estamos acelerando em um ritmo muito rápido”, disse Summers ao “Cuomo Prime Time” da CNN na quarta-feira. “É uma espécie de estrada em declive. E não vai ser tão fácil pisar no freio aqui. E é por isso que estou preocupado.

Summers falou no mesmo dia em que o Departamento do Trabalho anunciou que o Índice de Preços ao Consumidor, que mede o custo de uma cesta de bens e serviços, bem como energia e alimentos, saltou 6,2% em outubro em relação ao ano anterior – o maior aumento em 12 meses desde 1990.

Acho que os legisladores em Washington, infelizmente, quase todos os meses estão atrasados”, disse Summers na quarta-feira. Eles falaram que era transitório; não parece ser tão transitório assim. Eles disseram que era devido a alguns fatores específicos; não parece ser alguns fatores específicos. Eles disseram que quando setembro chegasse e as pessoas voltassem para a escola, a força de trabalho iria crescer e isso não aconteceu.

O senador Joe Manchin (D–W.Va.), que dará o voto decisivo em uma parte significativa da legislação de gastos, é conhecido por estar profundamente preocupado com a inflação e ele pode acabar ou atrasar a agenda “Build Back Better” para prevenir que as coisas fiquem piores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais