Casa Branca sob Biden pressionou o Facebook para censurar publicações sobre vazamentos de laboratório

Censura de postagens sobre covid no Facebook

A Casa Branca do presidente Joe Biden pressionou a Meta, a empresa controladora do Facebook e do Instagram, a censurar o conteúdo contrário à COVID-19, incluindo especulações sobre o vírus ter escapado de um laboratório, ceticismo em relação à vacina e até mesmo piadas.

“Alguém pode me lembrar rapidamente por que estávamos removendo – em vez de remover/rotular – alegações de que a Covid é produzida pelo homem?”, perguntou Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa, em um e-mail de julho de 2021 para seus colegas de trabalho.

Um moderador de conteúdo respondeu: “Estávamos sob pressão da administração e de outros para fazer mais. Não deveríamos ter feito isso”.

Esses e outros e-mails obtidos pelo deputado Jim Jordan (R-Ohio) e pelo The Wall Street Journal fornecem mais evidências dos amplos esforços do governo federal para conter a dissidência on-line. Como relatei na edição de março de 2023 da Reason, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) se comunicavam frequentemente com os moderadores de conteúdo do Facebook e os pressionavam a retirar publicações que contradiziam a orientação de consultores de saúde federais:

De acordo com uma série de documentos confidenciais obtidos pela Reason, os consultores de saúde do CDC também tiveram uma participação significativa nas políticas de mídia social do Facebook durante a pandemia. Eles eram consultados com frequência, às vezes diariamente. Eles estavam ativamente envolvidos nos assuntos dos moderadores de conteúdo, fornecendo orientação constante e em constante evolução. Eles solicitavam atualizações frequentes sobre os tópicos que eram tendência nas plataformas e recomendavam quais tipos de conteúdo deveriam ser considerados falsos ou enganosos. “Aqui estão duas questões sobre as quais estamos vendo uma grande quantidade de informações erradas e que gostaríamos de sinalizar para todos vocês”, diz uma nota de um funcionário do CDC. Outro e-mail com exemplos de publicações do Facebook anexados começa: “BOLO para uma pequena, mas crescente área de informações errôneas”.

Esses arquivos do Facebook mostram que a plataforma respondeu com incrível deferência. O Facebook solicitava rotineiramente ao governo que examinasse afirmações específicas, inclusive se o vírus era “produzido pelo homem” em vez de ter origem zoonótica. (O CDC respondeu que uma origem artificial era “tecnicamente possível”, mas “extremamente improvável”). Em outros e-mails, o Facebook perguntou: “Para cada uma das seguintes alegações, que identificamos recentemente na plataforma, você pode nos dizer se: a alegação é falsa; e, se acreditada, essa alegação poderia contribuir para a recusa de vacinas?”

O fato de a Casa Branca estar envolvida exatamente no mesmo comportamento que o CDC não é nem um pouco surpreendente; na verdade, já é sabido que os funcionários de Biden criticaram os moderadores de mídia social, embora esses e-mails específicos não tenham sido divulgados anteriormente.

A reportagem do Wall Street Journal demonstra mais uma vez que as próprias plataformas estavam profundamente céticas em relação às orientações do governo:

“A WH já indicou anteriormente que acha que o humor deve ser removido se tiver como premissa que a vacina tem efeitos colaterais, portanto, esperamos que ela também queira ver removido o humor sobre a hesitação em relação à vacina”, escreveu o vice-presidente.

“Não consigo ver Mark nem em um milhão de anos se sentindo confortável em remover isso – e eu não recomendaria”, escreveu Clegg em um e-mail subsequente, uma aparente referência ao CEO Mark Zuckerberg.

Em alguns dos e-mails, os executivos do Facebook expressaram preocupação com o fato de que a remoção de publicações nas quais os americanos expressavam hesitação sobre a vacinação poderia, na verdade, torná-los menos propensos a tomar a vacina.

Todas essas revelações mostram que é inútil ficar com raiva das empresas de mídia social – elas foram colocadas em uma posição muito difícil. Os defensores da liberdade de expressão devem direcionar sua ira para o governo federal e exigir que os funcionários do governo parem de se envolver nesse comportamento.

Artigo escrito por Robby Soave, publicado na Reason e traduzido por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais