Centenas de sudaneses protestam contra o governo em Cartum

Neste sábado (16) em Cartum , centenas de sudaneses exigiram a queda do governo de transição para a democracia após 30 anos de ditadura. Os manifestantes acusaram o goveno de ter “fracassado” diante da estagnação econômica e política do país, segundo repórteres da AFP.

Em frente ao palácio presidencial da capital, Yahya Mohiedin agitava uma faixa pedindo a “destituição do goveno”, dirigido pelo tecnocrata Abdalá Hamdock desde 2019, quando ocorreu a queda de Omar-al-Bashir.

Nesta última sexta, quase um mês após uma tentativa fracassada de golpe de Estado, o primeiro ministro Abdalá Hamdock denunciou as “profundas divisões” entre civis e militares. Também disse que a transição enfrenta sua “crise mais perigosa” que ameaça o caminho para a democracia.

A manifestação contra o goveno foi convocada neste sábado por uma facção das Forças da Liberdade e Mudança (FLC, coalizão civil da “Revolução” ) liderada por dois ex-líderes rebeldes, incluindo o ministro das finanças de Hamdock.

Os adversários dos manifestantes os acusam de serem simpatizantes do antigo governo deposto. Os defensores de um goveno de transição para a democracia convocara uma manifestação de 1 milhão de pessoas para quinta feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad diz que quem não paga imposto deve voltar a pagar

Durante uma entrevista ao GloboNews na noite de quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a reforma tributária, em fase de regulamentação no Congresso, e afirmou que quem não paga imposto no Brasil deve voltar a pagar. O ministro justificou sua fala afirmando que isso é necessário para que o governo possa “reequilibrar as […]

Leia Mais
Política

Maduro manda Lula tomar um chá de camomila após petista se assustar com fala sobre “banho de sangue”

Após o presidente Lula se declarar assustado com discurso de Maduro sobre “banho de sangue” contra a oposição, o ditador venezuelano mandou o petista “tomar um chá de camomila” para se acalmar. A fala do ditador foi durante um comício na cidade de San Carlos, a capital do Estado de Cojedes. Na semana passada, o […]

Leia Mais
Política

A armadilha populista

Se você se preocupa com a liberdade individual e a prosperidade geral, deve evitar todos os tipos de populismo como se fossem uma praga. É o analfabetismo econômico proclamado com orgulho e em letras grandes. Como alternativa ao libertarianismo, ele é ruim por si só – a liberdade não está em sua agenda – mas […]

Leia Mais