Centenas de sudaneses protestam contra o governo em Cartum

Neste sábado (16) em Cartum , centenas de sudaneses exigiram a queda do governo de transição para a democracia após 30 anos de ditadura. Os manifestantes acusaram o goveno de ter “fracassado” diante da estagnação econômica e política do país, segundo repórteres da AFP.

Em frente ao palácio presidencial da capital, Yahya Mohiedin agitava uma faixa pedindo a “destituição do goveno”, dirigido pelo tecnocrata Abdalá Hamdock desde 2019, quando ocorreu a queda de Omar-al-Bashir.

Nesta última sexta, quase um mês após uma tentativa fracassada de golpe de Estado, o primeiro ministro Abdalá Hamdock denunciou as “profundas divisões” entre civis e militares. Também disse que a transição enfrenta sua “crise mais perigosa” que ameaça o caminho para a democracia.

A manifestação contra o goveno foi convocada neste sábado por uma facção das Forças da Liberdade e Mudança (FLC, coalizão civil da “Revolução” ) liderada por dois ex-líderes rebeldes, incluindo o ministro das finanças de Hamdock.

Os adversários dos manifestantes os acusam de serem simpatizantes do antigo governo deposto. Os defensores de um goveno de transição para a democracia convocara uma manifestação de 1 milhão de pessoas para quinta feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aumenta a pressão sobre Biden para que ele repense sua candidatura

Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viu crescer a pressão para que reconsiderasse sua candidatura à reeleição, que é questionada tanto por membros de seu partido quanto por apoiadores importantes, como o ator George Clooney. Em meio à cúpula da OTAN, que de terça a quinta-feira reúne em Washington os chefes de […]

Leia Mais
Política

O Fórum Econômico Mundial ainda está conspirando contra sua liberdade

Em janeiro passado, a elite da humanidade se reuniu novamente em Davos, na Suíça, para planejar o resto de nossas vidas. Os líderes do Fórum Econômico Mundial (FEM) são moralmente superiores porque se dedicam a destruir sua liberdade de salvar a Terra ou, pelo menos, proteger o habitat das plantas. Sessenta chefes de governo de […]

Leia Mais
Política

Dinamarca será o primeiro país a taxar arroto e pum de bovinos e suínos

O estado da Dinamarca será o primeiro do mundo a colocar imposto sobre o arroto e o pum de bovinos e suínos. A justificativa é a de que o pum e o arroto dos bovinos emitem o segundo gás com efeito estufa mais presente na atmosfera: o metano, que tem a sigla de CH₄. A […]

Leia Mais