Centenas de sudaneses protestam contra o governo em Cartum

Neste sábado (16) em Cartum , centenas de sudaneses exigiram a queda do governo de transição para a democracia após 30 anos de ditadura. Os manifestantes acusaram o goveno de ter “fracassado” diante da estagnação econômica e política do país, segundo repórteres da AFP.

Em frente ao palácio presidencial da capital, Yahya Mohiedin agitava uma faixa pedindo a “destituição do goveno”, dirigido pelo tecnocrata Abdalá Hamdock desde 2019, quando ocorreu a queda de Omar-al-Bashir.

Nesta última sexta, quase um mês após uma tentativa fracassada de golpe de Estado, o primeiro ministro Abdalá Hamdock denunciou as “profundas divisões” entre civis e militares. Também disse que a transição enfrenta sua “crise mais perigosa” que ameaça o caminho para a democracia.

A manifestação contra o goveno foi convocada neste sábado por uma facção das Forças da Liberdade e Mudança (FLC, coalizão civil da “Revolução” ) liderada por dois ex-líderes rebeldes, incluindo o ministro das finanças de Hamdock.

Os adversários dos manifestantes os acusam de serem simpatizantes do antigo governo deposto. Os defensores de um goveno de transição para a democracia convocara uma manifestação de 1 milhão de pessoas para quinta feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais