Central Sindical da Argentina convoca greve geral contra Milei

Javier Milei

A CGT (Confederação Geral do Trabalho), que é uma das maiores confederações sindicais da Argentina, convocou nesta quinta-feira (28), uma greve geral para 24 de janeiro de 2024, contra as políticas econômicas e trabalhistas do atual presidente, Javier Milei.

Segundo o jornal argentino Clarín, a greve terá início às 12h e encerrará à meia-noite. A manifestação acontecerá 1 dia antes das votações das novas medidas pelo Congresso, que ocorrerá no dia 25 de janeiro.

A última greve geral convocada pelo sindicato foi realizada em 29 de maio de 2019, no final do governo de Mauricio Macri e antes das eleições nas quais ele perdeu para o presidente anterior, Alberto Fernández.

Reformas de Milei para a Argentina

Na última 4ª feira (27.dez), Milei havia enviado ao Legislativo um pacote de leis que estabelece novas diretrizes para a reforma do Estado.

No documento, intitulado de “Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos”, na tradução livre, ou “Lei Ônibus”, é declarado “emergência pública em questões econômicas, financeiras, fiscais, previdenciárias, de segurança, de defesa, tarifárias, energéticas, de saúde, administrativas e sociais até 31 de dezembro de 2025”, com possibilidade de prorrogação por mais 2 anos.

O documento também estabelece um artigo que ratifica o DNU (Decreto de Necessidade e Urgência), um superpacote de desregulamentação da economia anunciado em 20 de dezembro. O anúncio no entanto resultou em protestos no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

A defesa do estado é que é uma bobagem, Lula. Seja ele mínimo ou máximo

Na última sexta-feira, o presidente Lula (PT) afirmou que é preciso acabar com a ideia de estado mínimo, que o petista afirmou ser uma “bobagem”. A fala do presidente foi feita durante a inauguração de um centro oncológico em Porto Alegre, na última sexta-feira. Em tom de crítica àqueles que defendem o estado mínimo, Lula […]

Leia Mais
Política

Em 2016, Alexandre de Moraes havia chamado Lula de “ladrão” e “corrupto”

Com a polêmica exposta pelo jornalista Glenn Greenwald e pelo jornal Folha de SP sobre Moraes, não faltaram esquerdistas, principalmente petistas, que não defendessem o ministro. O argumento é de que ele estava agindo dentro de sua área de competência em “nome da democracia”. E não é para menos. Nos últimos anos, as ações de […]

Leia Mais
Política

Quer ajudar o turismo no Brasil, Lula? Então deixe seus 9 dedos longe dele!

Por meio do Decreto nº 12.136, assinado pelo presidente Lula, o governo federal pretende tornar o Brasil o país que mais recebe turistas na América do Sul até 2027. Segundo o governo, o objetivo seria tornar o país em um “vetor de desenvolvimento sustentável e gerador de trabalho e renda para os cidadãos brasileiros.” No […]

Leia Mais