Central Sindical da Argentina convoca greve geral contra Milei

Javier Milei

A CGT (Confederação Geral do Trabalho), que é uma das maiores confederações sindicais da Argentina, convocou nesta quinta-feira (28), uma greve geral para 24 de janeiro de 2024, contra as políticas econômicas e trabalhistas do atual presidente, Javier Milei.

Segundo o jornal argentino Clarín, a greve terá início às 12h e encerrará à meia-noite. A manifestação acontecerá 1 dia antes das votações das novas medidas pelo Congresso, que ocorrerá no dia 25 de janeiro.

A última greve geral convocada pelo sindicato foi realizada em 29 de maio de 2019, no final do governo de Mauricio Macri e antes das eleições nas quais ele perdeu para o presidente anterior, Alberto Fernández.

Reformas de Milei para a Argentina

Na última 4ª feira (27.dez), Milei havia enviado ao Legislativo um pacote de leis que estabelece novas diretrizes para a reforma do Estado.

No documento, intitulado de “Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos”, na tradução livre, ou “Lei Ônibus”, é declarado “emergência pública em questões econômicas, financeiras, fiscais, previdenciárias, de segurança, de defesa, tarifárias, energéticas, de saúde, administrativas e sociais até 31 de dezembro de 2025”, com possibilidade de prorrogação por mais 2 anos.

O documento também estabelece um artigo que ratifica o DNU (Decreto de Necessidade e Urgência), um superpacote de desregulamentação da economia anunciado em 20 de dezembro. O anúncio no entanto resultou em protestos no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad diz que quem não paga imposto deve voltar a pagar

Durante uma entrevista ao GloboNews na noite de quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a reforma tributária, em fase de regulamentação no Congresso, e afirmou que quem não paga imposto no Brasil deve voltar a pagar. O ministro justificou sua fala afirmando que isso é necessário para que o governo possa “reequilibrar as […]

Leia Mais
Política

Maduro manda Lula tomar um chá de camomila após petista se assustar com fala sobre “banho de sangue”

Após o presidente Lula se declarar assustado com discurso de Maduro sobre “banho de sangue” contra a oposição, o ditador venezuelano mandou o petista “tomar um chá de camomila” para se acalmar. A fala do ditador foi durante um comício na cidade de San Carlos, a capital do Estado de Cojedes. Na semana passada, o […]

Leia Mais
Política

A armadilha populista

Se você se preocupa com a liberdade individual e a prosperidade geral, deve evitar todos os tipos de populismo como se fossem uma praga. É o analfabetismo econômico proclamado com orgulho e em letras grandes. Como alternativa ao libertarianismo, ele é ruim por si só – a liberdade não está em sua agenda – mas […]

Leia Mais