China decide manter o embargo sobre a carne do Brasil

O Brasil havia interrompido voluntariamente a exportação de carne para a China, seu maior mercado, ainda no começo de setembro, após a confirmação de dois casos da doença da vaca louca em duas fábricas. Porém, mesmo com os casos no Brasi sob controle, a interrupção foi mantida pelo país asiático.

Segundo informações dadas à CNN Brasil por auxiliares do governo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi aconselhado a fazer um gesto diplomático ao governo chinês na tentativa de derrubar o embargo imposto pelo país asiático à importação da carne brasileira, que já dura seis semanas.

Há auxiliares presidenciais na equipe palaciana que defendem inclusive a solicitação de uma chamada telefônica com o presidente Xi Jinping. No ano passado, Bolsonaro telefonou para o líder chinês após uma crise diplomática causada por críticas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao país asiático.

auxiliares presidenciais na equipe palaciana aconselham Bolsonaro a fazer um gesto diplomático com Xi Jinping

A avaliação no governo brasileiro é de que a relação turbulenta da atual gestão com a China pode estar influenciando na demora para a retomada da compra da carne brasileira.

Na quinta-feira, 21, o ministro de Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, confirmou com o chanceler brasileiro, Carlos França, de que o impasse será resolvido em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais