China decide manter o embargo sobre a carne do Brasil

O Brasil havia interrompido voluntariamente a exportação de carne para a China, seu maior mercado, ainda no começo de setembro, após a confirmação de dois casos da doença da vaca louca em duas fábricas. Porém, mesmo com os casos no Brasi sob controle, a interrupção foi mantida pelo país asiático.

Segundo informações dadas à CNN Brasil por auxiliares do governo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi aconselhado a fazer um gesto diplomático ao governo chinês na tentativa de derrubar o embargo imposto pelo país asiático à importação da carne brasileira, que já dura seis semanas.

Há auxiliares presidenciais na equipe palaciana que defendem inclusive a solicitação de uma chamada telefônica com o presidente Xi Jinping. No ano passado, Bolsonaro telefonou para o líder chinês após uma crise diplomática causada por críticas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao país asiático.

auxiliares presidenciais na equipe palaciana aconselham Bolsonaro a fazer um gesto diplomático com Xi Jinping

A avaliação no governo brasileiro é de que a relação turbulenta da atual gestão com a China pode estar influenciando na demora para a retomada da compra da carne brasileira.

Na quinta-feira, 21, o ministro de Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, confirmou com o chanceler brasileiro, Carlos França, de que o impasse será resolvido em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greve das universidades federais
Política

Greve das Universidades Federais mantém tensão entre professores e o Governo Lula

A greve de universidades federais no país, que já dura quase dois meses, segue ativa, mantendo a tensão entre os professores federais e o Governo Lula. Por um lado, professores em greve afirmam que continuarão com a greve até receberem aumentos salariais. O governo, por sua vez, afirma que não há mais espaço no orçamento […]

Leia Mais
Macron
Política

Macron dissolve parlamento e convoca eleições legislativas antecipadas na França

No último domingo (9), o presidente da França, Emmanuel Macron, dissolveu o parlamento do país, a Assembleia Nacional, e convocou eleições legislativas antecipadas. A decisão do presidente francês foi tomada após uma pesquisa de boca de urna que mostrou que seu partido, Renascimento, seria derrotado pelo partido de oposição, União Nacional (RN), nas eleições parlamentares. […]

Leia Mais
Jorge Seif
Política

Senador Jorge Seif admite que defende imposto sobre importações porque paga o seu salário

O senador Jorge Seif (PL-SC), que se diz liberal, votou sim pela em 20% das compras internacionais até 50 dólares, que foi aprovada na última quarta-feira, 5, a taxação. O senador justificou seu voto, admitindo que tal imposto paga seu salário. O senador ainda recorreu às velhas falácias protecionistas e estatistas em defesa dos impostos […]

Leia Mais