Como As Ideias Keynesianas enfraquecem os fundamentos econômicos

Sempre que há sinais de que a economia possa cair em uma recessão econômica, a maioria dos especialistas aconselha que o banco central e o governo devem embarcar em políticas monetárias e fiscais frouxas para combater a possível recessão econômica. Neste sentido, a maioria dos especialistas seguem as ideias do economista inglês John Maynard Keynes.

Em resumo, John Maynard Keynes sustentou que não se pode ter total confiança numa economia de mercado, que é inerentemente instável. Se deixada livre, a economia de mercado poderia levar à autodestruição. Daí a necessidade de os governos e os bancos centrais gerirem a economia.

Uma gestão bem sucedida no quadro keynesiano é conseguida influenciando os gastos globais de uma economia. São os gastos que geram renda. As despesas de um indivíduo tornam-se rendimento para outro indivíduo de acordo com Keynes. Portanto, quanto mais for gasto, melhor será. O que impulsiona a economia, então, é a despesa.

No quadro keynesiano, a maior parte dos gastos são gastos dos consumidores. Assim, as despesas dos consumidores são consideradas como o motor do consumo da economia – o que põe em movimento o crescimento econômico real.

Mas é preciso fazer uma distinção entre consumo produtivo e consumo não produtivo. Embora o consumo produtivo seja um agente de crescimento econômico, o consumo não-produtivo leva ao empobrecimento econômico.

O Consumo Produtivo

Por exemplo, um padeiro troca os seus dez pães guardados por dez batatas. As batatas estão agora a sustentar o padeiro enquanto ele está envolvido no cozimento do pão. Da mesma forma, o pão sustenta o produtor de batatas enquanto ele se dedica à produção de batatas. Aqui, a respectiva produção do padeiro e do produtor de batatas permite-lhes garantir os bens para consumo.

O que torna o consumo produtivo aqui é o fato de que tanto o padeiro como o produtor de batata consomem para poder produzir bens de consumo. O consumo tanto do padeiro como do produtor de batata sustenta a sua vida e bem-estar, que é a única razão para a produção.

A introdução do dinheiro não muda o que foi dito até agora: o padeiro pode trocar os seus dez pães por dez dólares. Ele então usa o dinheiro para garantir dez batatas. Da mesma forma, o produtor de batatas pode agora trocar os seus dez dólares por dez pães. Enquanto desempenha o papel do meio de troca, o dinheiro não contribuiu absolutamente nada para a produção de pão e batatas.

Consumo não-produtivo

Vimos que, para assegurar as batatas, o padeiro tinha de trocar o pão por dinheiro e depois empregar esse dinheiro para assegurar as batatas. Algo foi trocado por dinheiro, que por sua vez foi trocado por algo mais — algo é trocado por algo com a ajuda de dinheiro.

Os problemas irrompem quando o dinheiro é criado do “ar rarefeito”. Esse dinheiro dá origem a um consumo que não é apoiado por nenhuma produção. Conduz a uma troca de nada por algo.

Por exemplo, um falsificador imprimiu vinte dólares. Uma vez que este dinheiro não foi assegurado através da produção de alguns bens úteis, o falsificador obteve os vinte dólares trocando nada por ele.

O falsificador usa o dinheiro recém gerado para comprar dez pães. O que temos aqui é o desvio da verdadeira riqueza — dez pães — do agricultor da batata para o falsificador. O desvio ocorre através do falsificador que paga um preço mais alto pelo pão — ele paga dois dólares por pão (antes o preço era de um dólar por pão). Note-se também que, como o falsificador não produzia nada de útil, está envolvido em consumo não-produtivo.

Ao produtor de batata é agora negado o pão que ele deve ter para sustentá-lo enquanto ele está produzindo batatas. Obviamente, isto irá prejudicar a produção de batatas. Como resultado, menos batatas ficarão disponíveis, o que, por sua vez, prejudicará o consumo do padeiro. Isto, por sua vez, irá prejudicar a sua capacidade de produzir.

Assim, podemos ver que enquanto o consumo produtivo sustenta os geradores de riqueza e promove a expansão da riqueza real, o consumo não produtivo só leva ao empobrecimento econômico. O dinheiro impresso pelo banco central e o dinheiro criado através da reserva bancária fracionária produzem exatamente o mesmo efeito prejudicial que o dinheiro do falsificador.

A expansão do dinheiro estabelece uma estrutura para o consumo não-produtivo – um agente de destruição econômica.

No quadro keynesiano, durante uma recessão, quando os consumidores tendem a baixar os seus gastos, é dever do governo intervir e aumentar as suas despesas. Por exemplo, o governo poderia empregar vários indivíduos desempregados para cavar buracos no chão.

Os seguidores do modelo keynesiano sustentam que o dinheiro que o governo vai pagar aos trabalhadores é susceptível de aumentar o seu consumo, o que, por sua vez, irá elevar o rendimento global da economia. Não importa realmente se os buracos no chão contribuem para o bem-estar dos indivíduos. O que importa é que as pessoas estão sendo pagas e depois usando o dinheiro para impulsionar o seu consumo.

Mas o governo não ganha dinheiro como um sucesso — ele não é um gerador de riqueza. Então, como é que ele paga a vários indivíduos que tem empregado em vários projetos não geradores de riqueza?

Ele assegura o dinheiro através de impostos, empréstimos, ou pedindo ao banco central para imprimir dinheiro. Isto equivale ao desvio da riqueza dos geradores de riqueza para as atividades do governo. (Isto gera o mesmo resultado que a impressão de dinheiro — põe em movimento o consumo não-produtivo). De acordo com Mises em Ação Humana,

é necessário enfatizar o truísmo de que o governo pode gastar ou investir apenas o que tira dos seus cidadãos e que os seus gastos e investimentos adicionais limitam os gastos e investimentos dos cidadãos em toda a sua quantidade.

A partir daí, podemos concluir que, como o governo não é um gerador de riqueza, ele não pode fazer crescer a economia.

Ao contrário da crença popular, então, quanto mais o governo gasta, pior é para a saúde da economia e, portanto, para o crescimento econômico.

Não ocorreu a todos os simpatizantes keynesianos que foram as políticas fiscais e monetárias das últimas décadas que deram origem a um consumo não produtivo. O resultado de tudo isso é a vasta quantidade de bolhas na economia.

O necessário não são mais políticas keynesianas, mas sim permitir que os produtores de riqueza se movam rapidamente e comecem a gerar riqueza real. Isto, naturalmente, significa que o que é necessário é muito consumo produtivo. Mais gastos governamentais e o bombeamento massivo de dinheiro pelos bancos centrais só fortalece o consumo não produtivo.


Escrito por Frank Shostak
Traduzido por Wallace Nascimento (@SrNascimento40)
Revisado por: Angélica Lyssa (@Himyssatxt)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais