Congresso dos EUA declara guerra à Libra

Um subcomitê do Congresso pediu ao Facebook para “concordar imediatamente com uma moratória sobre qualquer movimento para a frente em Libra”, a criptomoeda da rede social que será lançada em breve.

A carta foi publicada no dia 2 de Julho e enviada aos diretores do Facebook, incluindo Mark Zuckerberg, CEO da rede social. Ela foi assinada pela deputada Maxine Waters, presidente do Comitê de Serviços Financeiros, uma das principais críticas do projeto desde que foi revelada, em 18 de Junho.

“Parece que esses produtos podem se adequar a um sistema financeiro global inteiramente novo, baseado na Suíça e destinado a competir com a política monetária dos EUA e com o dólar”, disse a carta da Waters. “Isso gera sérios problemas de privacidade, comércio, segurança nacional e política monetária, não apenas para os mais de 2 bilhões de usuários do Facebook, mas também para investidores, consumidores e a economia global mais ampla.”

Ela acrescentou que, se a criptomoeda fosse lançada, arriscaria criar “um novo sistema financeiro baseado na Suíça que é grande demais para fracassar”.

Embora o Facebook tenha fornecido um white paper e documentos quando divulgou a Libra no mês passado, Waters, no entanto, argumentou que até agora, o Facebook forneceu “informações escassas” sobre “intenção, papéis, uso potencial e segurança da Libra e da Calibra” que, segundo ela,“expõe a enorme escala dos riscos e a falta de proteções regulatórias claras. Se produtos e serviços como esses forem deixados indevidamente regulados e sem supervisão suficiente, eles podem representar riscos sistêmicos que ponham em risco a estabilidade financeira dos EUA e global.”

As audiências no Congresso estão planejadas para o meio de Julho. Espera-se que o c-suite do Facebook seja analisado em seus planos.

Waters também criticou o histórico do Facebook com privacidade, citando o escândalo com a Cambridge Analytica durante o ano passado. O Facebook “nem sempre mantinha as informações de seus usuários seguras”, disse ela.

“Investidores e consumidores que fazem transações em Libra podem estar expostos a sérios problemas de privacidade e segurança nacional, riscos de segurança cibernética e riscos de negociação”, diz a carta. “Aqueles que usam a carteira digital do Facebook – armazenando potencialmente trilhões de dólares sem seguro de depósito – também podem se tornar alvos únicos para hackers.”

Em um comunicado ao Decrypt, um porta-voz do Facebook disse: “esperamos trabalhar com legisladores à medida que esse processo avança, incluindo a resposta a suas perguntas nas próximas audiências do House Financial Services e do Comitê Bancário do Senado”.

Fonte: Decrypt

One thought on “Congresso dos EUA declara guerra à Libra”

  1. A preocupação por parte do congresso sobre a Libra já era esperada e inclusive era previsível isso que estão falando. Caso um projeto desse tamanho escale em proporções globais, naturalmente o estado vai querer saber onde ficará a fatia do bolo que a “pertence“.

    Resta-nos reconhecer que a Libra genuinamente falando não é uma criptomoeda por quebrar os princípios inerentes ao Bitcoin e que portanto não será nada além daquilo que os bancos já fazem hoje, com a diferença de tornar mais acessível a todos. Inclusive, arrisco a dizer que o projeto Libra nada mais é que uma resposta ao Bitcoin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais