Conselheiro do Silk Road condenado a 20 anos de prisão, enquanto um agente duplo desonesto escapa da captura

Silk Road

O advogado Damian Williams e o Distrito Sul de Nova York (SDNY) anunciaram que Roger Clark foi condenado a 20 anos de prisão por conspirar para distribuir grandes quantidades de narcóticos usando o mercado Silk Road. Clark era supostamente o consultor sênior do Silk Road e tinha vários pseudônimos, incluindo “Variety Jones”, “Plural of Mongoose” e “cimon”.

Clark foi descrito como o mentor da Silk Road que supostamente aconselhou Ross Ulbricht sobre a segurança, a infraestrutura técnica e as regras de governança da Silk Road. Clark também teria ajudado Ulbricht a encontrar um engenheiro de software para melhorar a Silk Road. “Roger Thomas Clark foi uma figura central para ajudar a liderar a Silk Road”, disse o advogado Williams na terça-feira. “A sentença de hoje é mais um lembrete de que os mercados criminosos, como o Silk Road, são um caminho para a prisão.”

Revelações de Clark em 2015 revelam que o oficial desonesto ‘Diamond’ continua foragido

Em setembro de 2015 – antes da prisão de Clark em junho de 2018 – Clark entrou em contato com o público a partir de seu esconderijo na Tailândia. Usando o pseudônimo “Plural of Mongoose”, ele se tornou conhecido em um fórum de mercado da darknet conhecido como Ganja Forums, divulgando seu status de fugitivo da polícia internacional. Quando o Ano Novo tailandês chegou em abril, Clark foi surpreendido por uma mensagem de um indivíduo que dizia ser um agente do FBI, conhecido apenas como “Chrysippus” ou “Diamond”.

Clark alegou que Diamond, totalmente ciente de seu status de fugitivo, tinha acesso a informações abrangentes sobre as operações em andamento de vários mercados específicos da darknet. O relato de Clark também deu a entender a suposta associação de Diamond com os notórios agentes desonestos Carl Mark Force e Shaun Bridges. Sua narrativa de 2015 serve como um lembrete pungente das questões éticas desenfreadas da investigação do Silk Road e da infiltração de agentes duplos na aplicação da lei.

Em uma entrevista realizada em outubro de 2019, Kathryn Haun, ex-promotora do gabinete do procurador-geral, esclareceu os papéis duvidosos de Force e Bridges, que foram presos por extorsão de administradores do Silk Road. A entrevista de Haun ressaltou a disseminação da conduta antiética e da duplicidade na investigação da Silk Road, com agentes como Force assumindo alter egos como “Death from Above”. A revelação de Haun leva o público a refletir: Será que o conjunto de provas do governo seria tão extenso sem a manipulação e a intrusão de agentes duplos e oficiais desonestos?

Além disso, o relato de Clark sobre “Chrysippus” ou “Diamond” – um oficial da lei desonesto que conseguiu escapar da captura, ao contrário de Force e Bridges – acrescenta outra camada à narrativa. Fazendo um paralelo com Force, esse funcionário, que atendia pelo nome de Diamond, explorava os administradores de mercados da darknet, incluindo os operadores da plataforma Agora. Em total contraste com Force e Bridges, o funcionário rebelde conhecido como Diamond continua a escapar da captura e do encarceramento.

Artigo escrito por Jamie Redman, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais