Contradição estatal: Eletrobras e o FGTS

Contradição estatal: Eletrobras e o FGTS

De tempos em tempos, vemos surgir no discurso político e demagogo conversas ao redor do tema privatização. Com o mesmo cinismo do traído que acredita que agora será diferente, o mercado passa a precificar tal possibilidade, sujeitando a empresa alvo a uma forte especulação.

Recentemente, o alvo da vez tem sido a Eletrobras, e ao que tudo indica, dessa vez de fato será diferente. Mas diferente como?

Pois bem, como feito em vezes anteriores (como com a Petrobras e Vale 20 anos atrás), tal processo poderá ser feito através do uso do FGTS (50% do recurso disponível, mais precisamente), entretanto, o contribuinte, e agora investidor, não investirá diretamente nas ações da Companhia, mas sim através de um fundo mútuo de privatização (FMP), criado justamente para esses casos. Acontece que, sendo o Estado a sistemização do processo predatório, a condição para tal execução consiste não só na obrigação da volta do recurso ao FGTS (salvo exceções), mas como a tributação do lucro no momento da saída desse FMP caso o mesmo performe melhor do que o FGTS, que por sua vez rende aproximadamente míseros 3,04%. Em tempo, no momento em que lhes escrevo, a inflação passa dos 12%, o que em uma conta simples, significa que mantendo no FGTS, o contribuinte perde aproximadamente 8% do poder de compra do recurso aplicado.

Ainda assim, tal movimento segue sendo observado com excelentes olhos, haja vista que qualquer possibilidade de potencializar o ganho da contribuição por tempo de serviço daqueles que efetivamente trabalharam, de ganho quase irrisório entregue pelo estado e confiá-lo às mãos mais próximas de uma iniciativa privada não soa nada ruim, sobretudo olhando os históricos de casos semelhantes

Fonte: XP Investimentos

Sobre o FGTS

O conceito do FGTS é simples, porém imoral. Consiste em uma quantia paga pela empresa do trabalhador (aproximadamente 8% de seu salário), subtraída de seus ordenados a mando e para o Estado, sendo devolvida, salvo casos específicos, no momento da sua aposentadoria com aproximadamente 3% de correção. Tal imoralidade se faz mais latente ao compararmos os rendimentos de produtos extremamente conservadores, como a poupança (aproximadamente 6% ao ano) ou os juros cobrados pela Caixa para cartão de crédito (10,30% ao mês).

Com isso, através dessa arrecadação absolutamente nada voluntária e do desempenho pífio entregue ao trabalhador, dono efetivo do recurso tomado, o Estado mostra a sua total incapacidade e ineficiência, justificando assim argumentos pró iniciativa privada de modo a se lamentar a limitação dos 50% e não do valor integral disponível no FGTS.

Privatização

Veja, uma empresa estatal, por ser controlada pelo Estado, não costuma preocupar-se em se sujeitar aos lucros e prejuízos da mesma maneira que uma empresa da iniciativa privada deveria, sobretudo as com acionistas. Isso se dá pelo fato de o Estado, com o monopólio da impressão de dinheiro, sendo uma máquina imparável de tributação e sua inconfundível permissividade fiscal, sempre terá de onde retirar recursos para cobrir eventuais rombos e prejuízos, ainda que tais resultados negativos sejam oriundos de práticas nada corporativas e que a injeção de tais recursos novos gerem fortes pressões inflacionárias para a sociedade.

Dessa forma, observa-se muitas vezes um monopólio em determinados setores, custos altíssimos, péssima qualidade e uma governança totalmente irresponsável muitas vezes atendendo a interesses políticos em detrimento às necessidades dos consumidores.

Assim, a sujeição à uma concorrência exposta aos verdadeiros interesses dos consumidores e em mãos de verdadeiros especialistas que em nada, se não parte dos seus lucros via impostos, devem aos governantes, é o caminho para o crescimento.

Conclusão

A eminência da privatização da Eletrobras abre uma oportunidade para o trabalhador contribuinte potencializar a performance pífia entregue pelo Estado no momento de sua aposentaria quando então poderá sacar seu FGTS, ainda que sujeito à tributação.

Como a Eletrobrás, observou-se no passado movimentos semelhantes, em maior e menor escala em se tratando de desestatização (como foi o caso de Petrobrás, que ainda tem o governo como acionista mais relevante), de modo que tal como com o FGTS, o Estado tem provado sua ineficiência não só na gestão de 8% do nosso salário e dos impostos recebidos por nós, mas também na administração de empresas de importantes setores.

Nesse processo, além da imoralidade da limitação de apenas 50% do recurso suado pelo trabalhador e emprestado compulsoriamente ao governo, o estado antagoniza com si próprio ao propor uma privatização e obrigar, independente do sucesso, o retorno de tal investimento a suas mãos, sem é claro, exigir uma pedaço para sí do possível sucesso atingido pela governança e administração de especialistas não político.

One thought on “Contradição estatal: Eletrobras e o FGTS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais