Críticos silenciados pela lei de lesa-majestade

Acompanhado de seu pai, sua esposa e filho, Arnon Nampa declara aos repórteres presentes que, mesmo se condenado, lutar pelo que luta continuará valendo a pena. Seu crime? Difamar o rei.

Arnon, 39 anos, é um proeminente ativista tailandês de direitos humanos. Condenado por insultar a monarquia e sentenciado a quatro anos de prisão, Arnon foi considerado culpado por difamar o rei Maha Vajiralongkorn durante uma manifestação liderada por estudantes em outubro de 2020. Na ocasião, os manifestantes comemoravam uma revolta popular em 1973 que levou à queda da ditadura militar. O tribunal disse em sua decisão que, em suas declarações, ele havia dito que a manifestação, caso fosse dispersada, a seria por ordem do rei Maha. O tribunal entendeu que essa declaração era falsa, porque tais ações caberiam à polícia decidir, logo, Arnon havia difamado o monarca.

Sua condenação não é o fim de seus problemas judiciais, contudo. Arnon ainda enfrenta, dentre outras acusações, mais 13 casos de lesa-majestade, lei que torna o insulto ao monarca e à sua família imediata punível com até 15 anos de prisão, podendo o réu ser também condenado em sentenças cumulativas consecutivas.

A lei de lesa-majestade é frequentemente usada para reprimir a dissidência política. Pelo menos 257 pessoas foram acusadas desde novembro de 2020, incluindo 20 menores, segundo o grupo Thai Lawyers for Human Rights. Pessoas são sentenciadas na Tailândia apenas por publicações nas mídias sociais consideradas difamatórias para o regente ou família real. Anchan P., por exemplo, uma ex-funcionária pública, enfrentou 29 acusações de lesa-majestade. O tribunal a condenou por compartilhar e fazer upload de vídeos nas mídias sociais de um talk show que supostamente fez comentários difamatórios sobre a monarquia. Considerada culpada das acusações, foi sentenciada a 43 anos de prisão.

Defender-se de uma acusação como essa é muito difícil. Pelas grandes penas impostas, os réus sofrem pressão para se declararem culpados, a fim de reduzi-las.

Mas não pense, caro leitor, que crimes dessa natureza são limitados a ditaduras como a Tailândia. Na Itália, impugnar a honra ou o prestígio do presidente é punível com um a cinco anos de prisão. Em 2020, um indivíduo foi condenado a 40 horas de serviço comunitário por insultar a rainha holandesa, Máxima Zorreguieta. Na Espanha, o rapper catalão Pablo Hasél foi acusado de violar as leis de lesa-majestade. E ele não foi o único.

Leis desse tipo são injustificáveis. Os ladrões fazem sua fortuna com o roubo de seus súditos, e os impedem até mesmo de criticá-los. Uma forma perversa que os detentores do poder têm de lhe mostrar a posição na qual você se encontra.

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais. Suas obras podem ser encontradas em https://uiclap.bio/GabrieldCamargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais