Devido a negligência de médico da UPA, homem picado por aranha terá dedo amputado

Dedo amputado

Devido a negligência de um médico da UPA de Praia Grande (SP), um homem de 31 anos terá o dedo amputado após ser picado por uma aranha-marrom. Devido a demora para o tratamento adequado, o membro necrosou por causa do veneno do aracnídeo.

O homem, chamado Wilker Guimarães, havia sido picado por uma aranha enquanto dormia, no dia 28 de dezembro. Após passar por três atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, e receber soro apenas na terceira consulta, o paciente está internado no Hospital Irmã Dulce.

De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, Wilker aguarda “a delimitação da necrose para amputação do dedo afetado”. A Secretaria da Saúde por sua vez, apura o motivo do antídoto não ter sido aplicado já na primeira vez que o Wilker procurou atendimento médico.

Em entrevista ao G1, Wilker informou que havia ido duas vezes à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia, mas que o médico havia passado apenas um antibiótico e antialérgico. Na terceira vez, na UPA Central, ele disse ter recebido um soro antiaracnídico. No entanto, devido à demora no tratamento, o dedo começou a necrosar.

“Foi uma negligência médica. Levei a picada e após 2 horas fui ao médico. Ele [médico] falou que poderia ter sido de aranha ou escorpião”

informou Wilker

Em entrevista ao G1, Wilker comenta que caso o tratamento com o soro antiaracnídico tivesse feito desde o início, seu dedo não teria necrosado e ele não precisaria amputá-lo. No entanto, essa não é a primeira vez que tal negligência acontece por parte do SUS.

2 thoughts on “Devido a negligência de médico da UPA, homem picado por aranha terá dedo amputado

  1. Tenho visto também vários casos de negligência médica no setor privado de saúde. Casos não faltam!

    1. Claro, mas a grande maioria deles são no setor público. E um processo judicial bem sucedido contra o estado é bem menos provável do que contra um hospital privado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais