Devido a negligência de médico da UPA, homem picado por aranha terá dedo amputado

Dedo amputado

Devido a negligência de um médico da UPA de Praia Grande (SP), um homem de 31 anos terá o dedo amputado após ser picado por uma aranha-marrom. Devido a demora para o tratamento adequado, o membro necrosou por causa do veneno do aracnídeo.

O homem, chamado Wilker Guimarães, havia sido picado por uma aranha enquanto dormia, no dia 28 de dezembro. Após passar por três atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, e receber soro apenas na terceira consulta, o paciente está internado no Hospital Irmã Dulce.

De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, Wilker aguarda “a delimitação da necrose para amputação do dedo afetado”. A Secretaria da Saúde por sua vez, apura o motivo do antídoto não ter sido aplicado já na primeira vez que o Wilker procurou atendimento médico.

Em entrevista ao G1, Wilker informou que havia ido duas vezes à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia, mas que o médico havia passado apenas um antibiótico e antialérgico. Na terceira vez, na UPA Central, ele disse ter recebido um soro antiaracnídico. No entanto, devido à demora no tratamento, o dedo começou a necrosar.

“Foi uma negligência médica. Levei a picada e após 2 horas fui ao médico. Ele [médico] falou que poderia ter sido de aranha ou escorpião”

informou Wilker

Em entrevista ao G1, Wilker comenta que caso o tratamento com o soro antiaracnídico tivesse feito desde o início, seu dedo não teria necrosado e ele não precisaria amputá-lo. No entanto, essa não é a primeira vez que tal negligência acontece por parte do SUS.

2 thoughts on “Devido a negligência de médico da UPA, homem picado por aranha terá dedo amputado

  1. Tenho visto também vários casos de negligência médica no setor privado de saúde. Casos não faltam!

    1. Claro, mas a grande maioria deles são no setor público. E um processo judicial bem sucedido contra o estado é bem menos provável do que contra um hospital privado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

PGR denuncia deputado Nikolas Ferreira por dizer a verdade sobre Lula

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta sexta-feira (26), uma denúncia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O motivo? O deputado teria cometido o “crime de injúria” contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao dizer a verdade sobre ele chamá-lo de ladrão. A acusação A denúncia do PGR contra Nicolas Ferreira […]

Leia Mais
Ética

O que podemos aprender com a tragédia no Rio Grande do Sul?

No artigo a seguir, Fabian Ommar comenta que lições podemos tirar diante da tragédia no Rio Grande do Sul, e de como precisamos nos preparar para tais eventualidades e não ficarmos à mercê da boa vontade dos políticos e burocratas. O que os preparadores podem aprender com as consequências de uma inundação trágica Felizmente, o […]

Leia Mais
Ética

A CIDH e a RELE alertam sobre a perseguição política na Venezuela

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu uma declaração na sexta-feira, na qual ela e o Escritório do Relator Especial para a Liberdade de Expressão (RELE) alertaram sobre a perseguição política na Venezuela no período que antecede as eleições presidenciais de 28 de julho. No documento, que foi publicado em meio a prisões e […]

Leia Mais