Diretor de filmes Werner Herzog defende pirataria

O diretor alemão de cinema, Werner Herzog, defendeu o uso de pirataria na última terça-feira (16), durante o festival de cinema Visions in Nyon, na Suíça. Segundo o site Independent, depois do produtor ucraniano Illia Gladshtein dizer a Herzog que só conseguia encontrar o filme do diretor em sites de torrent ilegais, Herzog respondeu afirmando que “a pirataria tem sido a forma de distribuição de maior sucesso no mundo”.

Herzog, que já dirigiu mais de 60 filmes, compareceu ao festival para receber o prêmio Maitre du Réel pelo conjunto de sua obra, e aproveitou a ocasião para comentar que preferia quando as pessoas o pagavam por seus filmes, mas que, se alguém não consegue encontrar seu trabalho na “Netflix ou na TV estatal, então vá e o acesse como um pirata”.

E disse mais:

Se alguém como você rouba meus filmes pela internet ou qualquer outra coisa, tudo bem, você tem minha bênção

Estudos sobre o impacto da pirataria

De acordo com várias pesquisas, a pirataria não impacta negativamente nas vendas de filmes. Uma empresa holandesa havia apresentado em 2015, um relatório de 304 páginas à Comissão Europeia que não encontrou evidências de que a pirataria prejudicava as vendas (a UE parece ter suprimido os resultados do estudo, apesar de ter pagado US$428 mil por ele).

Um outro estudo, realizado por pesquisadores das Universidades de Houston e Western Ontario e publicado em janeiro de 2019, sugere até mesmo que pirataria pode beneficiar os artistas. A pesquisa descobriu que filmes que são vazados na rede quando o mesmo ainda está sendo exibido nos cinemas, podem inclusive despertar interesse e aumentar as arrecadações com a bilheteria.

Cineasta critica redes sociais

Cineasta por trás de Encontros no Fim do Mundo e Fitzcarraldo, Herzog é conhecido por compartilhar seu conhecimento e curiosidades sobre tecnologia em eventos de cinema, como no Sundance, em 2016.

No mesmo evento, o diretor criticou o Twitter, e disse que:

O que é que te impressiona sobre 100 mil tuítes, 100 mil estupidezes em 140 caracteres? Herzog “Nunca vi um tuíte sequer que eu achasse interessante.

Na época, Herzog também comentou que, em certo momento, ele havia desligado seu celular durante um ano, para evitar as redes sociais. Ele diz: “O que mais me assusta? A estupidez.”, afirmou. Explicando seu raciocínio ao acrescentar que ele achava que ver todos os comentários da internet revelaria um “despido e enorme ataque de estupidez.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais