É possível alguém ficar preso em sua própria liberdade?

Usamos a palavra liberdade como um bem supremo a ser alcançado/mantido. Parece que sempre estamos na busca por desatar alguns nós que nos prendem a algo. Temos a impressão de que existem forças, estruturas e pessoas tirando o nosso direito de sermos livres.

O trabalho tira a nossa liberdade de estarmos de folga. A fome tira a nossa liberdade de estarmos saciados, enquanto a saciedade nos tira a liberdade de estarmos com fome.

A liberdade de pensamento (partimos da premissa que ela existe) parece evidenciar que não somos livres para não pensarmos. Pensamos até quando não queremos executar tal ato.

Buscamos a liberdade por que nos sentimos presos a alguma coisa, e nessa busca por liberdade podemos chegar ao ápice da escravatura: a ilusão que nos faz cegos para o fato de que a liberdade nunca será plena.

Queremos falar e fazer o que quisermos, pois acreditamos que são essas coisas que demonstram o exercício da liberdade. Na defesa da liberdade total para a ação humana, caímos facilmente na teia dos monstros fictícios. 

A pessoa que é escrava da liberdade transforma a própria palavra liberdade em um objeto sagrado. Essa perspectiva a coloca numa constante paranóia. Se a liberdade se torna um fetiche, ser livre só terá sentido após se passar por um processo de libertação/purificação.

Se não há  liberdade para pensar em algo fora dela, a liberdade é apenas uma prisão com permissões relativas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais
Roseane Murray
Ética

O ataque de pitbulls contra a escritora e poetisa Roseane Murray

Na manhã de ontem (5), a escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, havia sofrido um violento ataque de 3 pitbulls enquanto caminhava em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O incidente reacende a discussão sobre possuir ou não cachorros da raça pitbull. O inicidente A escritora e poetisa Roseane Murray […]

Leia Mais
Álcool 70%
Ética

Anvisa proíbe venda de álcool 70% em supermercados e farmácias a partir de 30 de abril

Por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o álcool líquido 70% terá sua venda em farmácias e supermercados proibida a partir do dia 30 de abril. A agência já havia proibido o produto em 2002 e havia feito uma breve liberação durante a pandemia devido a escassez de álcool em gel. Segundo a […]

Leia Mais