É possível alguém ficar preso em sua própria liberdade?

Usamos a palavra liberdade como um bem supremo a ser alcançado/mantido. Parece que sempre estamos na busca por desatar alguns nós que nos prendem a algo. Temos a impressão de que existem forças, estruturas e pessoas tirando o nosso direito de sermos livres.

O trabalho tira a nossa liberdade de estarmos de folga. A fome tira a nossa liberdade de estarmos saciados, enquanto a saciedade nos tira a liberdade de estarmos com fome.

A liberdade de pensamento (partimos da premissa que ela existe) parece evidenciar que não somos livres para não pensarmos. Pensamos até quando não queremos executar tal ato.

Buscamos a liberdade por que nos sentimos presos a alguma coisa, e nessa busca por liberdade podemos chegar ao ápice da escravatura: a ilusão que nos faz cegos para o fato de que a liberdade nunca será plena.

Queremos falar e fazer o que quisermos, pois acreditamos que são essas coisas que demonstram o exercício da liberdade. Na defesa da liberdade total para a ação humana, caímos facilmente na teia dos monstros fictícios. 

A pessoa que é escrava da liberdade transforma a própria palavra liberdade em um objeto sagrado. Essa perspectiva a coloca numa constante paranóia. Se a liberdade se torna um fetiche, ser livre só terá sentido após se passar por um processo de libertação/purificação.

Se não há  liberdade para pensar em algo fora dela, a liberdade é apenas uma prisão com permissões relativas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arlene Graf e Bruno Graf
Ética

Mãe de Bruno Graf se manifesta após AstraZenica admitir efeitos colaterais da vacina contra covid

Arlene Graf, mãe do jovem Bruno Graf, que morreu aos 28 anos devido aos efeitos colaterais provocados pela vacina anticovid-19 da AstraZeneca, cobrou que a empresa farmacêutica indenizasse a família das vítimas do imunizante. Arlene se manifestou na última terça-feira, 30, em uma publicação no X, um dia após o laboratório ter admitido que a […]

Leia Mais
Rio Grande do Sul
Ética

Empresários e ONGs ajudam moradores prejudicados por rompimento de barragem no RS

O rompimento da barragem da Hidrelétrica 14 de Julho, na Serra Gaúcha, causou indundação em vários lugares, deixando milhares de pessoas desabrigadas e causando 24 mortes. Empresários e ONGs estão se mobilizando para auxiliar no resgate dos desabrigados e na arrecadação de alimentos, roupas e outros mantimentos para a população atingida. Ajuda com resgate Um […]

Leia Mais
Operação Animes
Ética

Polícia Civil cumpre 11 mandados e bloqueia sites de pirataria durante ‘Operação Animes’

Na última sexta-fera, a Polícia Civil de Alagos, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo cumpriu 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, dois bloqueios e/ou suspensão de sites e desindexação de conteúdo em mecanismos de busca. O motivo? Pirataria de animes e séries coreanas. A ação faz parte da Operação Anime, […]

Leia Mais