É possível alguém ficar preso em sua própria liberdade?

Usamos a palavra liberdade como um bem supremo a ser alcançado/mantido. Parece que sempre estamos na busca por desatar alguns nós que nos prendem a algo. Temos a impressão de que existem forças, estruturas e pessoas tirando o nosso direito de sermos livres.

O trabalho tira a nossa liberdade de estarmos de folga. A fome tira a nossa liberdade de estarmos saciados, enquanto a saciedade nos tira a liberdade de estarmos com fome.

A liberdade de pensamento (partimos da premissa que ela existe) parece evidenciar que não somos livres para não pensarmos. Pensamos até quando não queremos executar tal ato.

Buscamos a liberdade por que nos sentimos presos a alguma coisa, e nessa busca por liberdade podemos chegar ao ápice da escravatura: a ilusão que nos faz cegos para o fato de que a liberdade nunca será plena.

Queremos falar e fazer o que quisermos, pois acreditamos que são essas coisas que demonstram o exercício da liberdade. Na defesa da liberdade total para a ação humana, caímos facilmente na teia dos monstros fictícios. 

A pessoa que é escrava da liberdade transforma a própria palavra liberdade em um objeto sagrado. Essa perspectiva a coloca numa constante paranóia. Se a liberdade se torna um fetiche, ser livre só terá sentido após se passar por um processo de libertação/purificação.

Se não há  liberdade para pensar em algo fora dela, a liberdade é apenas uma prisão com permissões relativas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

PGR denuncia deputado Nikolas Ferreira por dizer a verdade sobre Lula

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta sexta-feira (26), uma denúncia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O motivo? O deputado teria cometido o “crime de injúria” contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao dizer a verdade sobre ele chamá-lo de ladrão. A acusação A denúncia do PGR contra Nicolas Ferreira […]

Leia Mais
Ética

O que podemos aprender com a tragédia no Rio Grande do Sul?

No artigo a seguir, Fabian Ommar comenta que lições podemos tirar diante da tragédia no Rio Grande do Sul, e de como precisamos nos preparar para tais eventualidades e não ficarmos à mercê da boa vontade dos políticos e burocratas. O que os preparadores podem aprender com as consequências de uma inundação trágica Felizmente, o […]

Leia Mais
Ética

A CIDH e a RELE alertam sobre a perseguição política na Venezuela

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu uma declaração na sexta-feira, na qual ela e o Escritório do Relator Especial para a Liberdade de Expressão (RELE) alertaram sobre a perseguição política na Venezuela no período que antecede as eleições presidenciais de 28 de julho. No documento, que foi publicado em meio a prisões e […]

Leia Mais