Empreendedorismo no Brasil e dificuldades

empreendedorismo

Empreendedorismo no Brasil é quase sempre uma atitude de subsistência para 99% da população. É resistência, é sobrevivência.

Desde o declínio do lulopetismo e suas ideologias anticapitalistas, o número de think tanks, institutos, canais e páginas pró livre mercado, ancaps, objetivistas, jusnaturalistas e similares cresceu consideravelmente mas ainda estamos anos-luz de distância de uma sociedade livre, próspera e empreendedora.

Aqui no Brasil quase sempre as boas ideias empreendedoras são roubadas por grupos de interesse, corporações e suas guildas de apoio, associações de classe e seus fantoches, sindicatos e burocratas.

A livre aplicação de ciência e tecnologia, técnicas de gestão e engenharia de processos, modelos matemáticos e algoritmos de IA são quase sempre barrados por órgãos burocráticos. No Bananil a imagem associada ao empreendedorismo radical é quase sempre uma coisa superficial e trivial. Se o sujeito quiser criar soluções realmente eficientes e inovadoras será atacado por todos os lados, perseguido e criminalizado.

Leis trabalhistas inexequíveis, tributação e legislação caóticas, impostos em cascata, burocracia impraticável e em muitos casos simplesmente a criminalização do empreendedor. Em Israel, Estônia, vários estados dos EUA, Nova Zelândia, Singapura eles são pessoas absolutamente comuns, sem “contatos” ou articulação política, sem “peixada” e sem compadrio que criam startups que se tornam sucesso mundial.

Aqui é quase inimaginável um morador de favela ou periferia humilde criar uma empresa de ponta. O estado não o protege. Ele protege os grupos de interesse que o asfixiam.

Reguladores, legisladores e burocratas são inimigos da ética, paz, liberdade e prosperidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais