Empresários e ONGs ajudam moradores prejudicados por rompimento de barragem no RS

Rio Grande do Sul

O rompimento da barragem da Hidrelétrica 14 de Julho, na Serra Gaúcha, causou indundação em vários lugares, deixando milhares de pessoas desabrigadas e causando 24 mortes. Empresários e ONGs estão se mobilizando para auxiliar no resgate dos desabrigados e na arrecadação de alimentos, roupas e outros mantimentos para a população atingida.

Ajuda com resgate

Um dos empresários que está ajudando a população, é Alcino Pasqualotto, dono da construtora Pasqualotto & GT, do município de Itapema (RS). Como forma de ajuda, o empresário enviou o helicóptero para auxiliar nos esforços de resgate das vítimas.

“Como sabem, o RS está sofrendo uma catástrofe climática de chuvas, muitas pessoas estão ficando ilhadas nos telhados de suas casas, fugindo da água e da correnteza, um risco de vida enorme. Nós enviamos hoje nosso helicóptero para ajudar no resgate dessas pessoas, esperamos contribuir ao máximo e também que outras empresas/pessoas também ajudem”.

Helicóptero fornecido pela construtora Pasqualotto & GT para ajudar a população vítimas da inundação | Foto: divulgação

Com mais de 14 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas e muitas delas ilhadas, a necessidade de auxílio aéreo para evacuação de áreas de risco torna-se premente.

Abaixo, um vídeo mostrando um vôo do helicóptero indo em socorro da população:

Esperamos contribuir ao máximo e também que outras empresas/pessoas também ajudem”

disse Alcino Pasqualotto

O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, também ajudou as pessoaa desamparadas devido as inundações. O empresário enviou dois helicópteros para ajudar no resgate das pessoas deaabrigadas na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

“Estamos muito consternados. Transferimos a nossa inauguração em Santa Rosa para a próxima semana. Vamos nos concentrar em ajudar a região”

disse Luciano Hang

Um vídeo foi divulgado por ele nesta quinta-feira, 2. Confira:

Ajuda com doações

Diversas empresas também ajudaram com doações de água, alimentos e outros mantimentos para os desabrigados. A Fruki está realizando doações de água mineral aos desabrigados de Lajeado, Estrela, Marques de Souza, Cruzeiro do Sul, Imigrante, entre outros municípios que estão sendo atendidos neste momento.

As universidades UniRitter e Fadergs estão com quatro pontos de coleta em Porto Alegre e Canoas para receber doações. A estão recebendo alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e rações para pets.

Times de futebol também estão ajudando com doações e arrecadação. O time do Grêmio terá quatro pontos para receber doações destinadas às famílias atingidas pela chuva, entre eles a Arena, o estádio Olímpico e o centro de treinamento do Bairro Cristal.

O Internacional também está recebendo donativos a partir desta quinta-feira (2) até o dia 11, das 8h às 18h. O ponto de arrecadação é o Portão 1 do Gigantinho.

ONGs ajudam com arrecadação e doações

Diversas ONGs também estão ajudando na causa, arrecadando e levando mantimentos para várias pessoas desabrigadas pela enchente. Dentre elas, está o Movimento SOS Enchentes RS, que é uma causa do Instituto Vakinha, que nasceu para potencializar o apoio às vítimas das chuvas e aumentar a visibilidade dos pontos de ajuda em todo o Brasil. Para ajudar o Movimento SOS Enchentes, basta enviar uma doação para a chave pix: [email protected].

A Legião da Boa Vontade relançou a campanha LBV — SOS Calamidades, abrindo seus postos de arrecadação para receber doações de colchões e materiais de higiene e limpeza.

A ONG Projeto Nono Giacomelli também está ajudando com arrecadação e doação de alimentos, roupas e mantimentos para as pessoas desabrigadas pela enchente.

Para seguir a ONG no Instagram, clique aqui, e para seguir o perfil da fundadora e diretora da ONG, Shaiane Giacomelli, só clicar aqui. Shaiane Giacomelli inclusive realizou uma live hoje em seu perfil no Instagram comentando sobre a tragédia e orentando o público em como podem ajudar.

Para ajudar a ONG Projeto Nono Giacomelli, faça uma doação para a chave pix: [email protected]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Ética

A prisão de desenvolvedores de carteiras Samourai mostra que o governo dos EUA odeia privacidade e liberdade

Em 24 de abril, dois desenvolvedores líderes da Samourai Wallet (SW), a carteira centrada na privacidade mais avançada do ecossistema bitcoin, foram presos e acusados de crimes de lavagem de dinheiro e violações na transmissão de dinheiro por ordem do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). Este é apenas o mais recente ataque de […]

Leia Mais
Caminhão do MTST
Ética

Caminhão do MTST que levava marmitas para desabrigados no RS é apreendido por estar com IPVA vencido

Na última segunda-feira, um caminhão do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que transportava marmitas para desabrigados em Porto Alegre foi guinchado pela Brigada Militar. Segundo a BM, o veículo foi apreendido na Avenida Bento Gonçalves por estar com o IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores, vencido. O ocorrido foi divulgado no […]

Leia Mais
William Ling
Ética

Família Ling quer reconstruir pontes e estradas no Rio Grande do Sul

A família Ling — cujo patriarca começou a vida do zero e fez fortuna no Rio Grande do Sul — se comprometeu a doar R$ 50 milhões para obras emergenciais de infraestrutura. A iniciativa visa ajudar as comunidades a reconstruírem pontes e estradas destruídas pelas inundações. “Quando meu pai chegou no Rio Grande do Sul […]

Leia Mais