Greve dos caminhoneiros tem baixa adesão da categoria

A manifestação dos caminhoneiros autônomos, que aconteceu nessa segunda-feira (01), teve uma adesão mais baixa que o esperado e, com isso, não houve nenhum bloqueio nas rodovias.

O Ministério da Infraestrutura informou que no final da tarde havia apenas concentração de manifestantes na rodovia Presidente Dutra em Barra Mansa (RJ) e outra próxima ao Porto de Santos.

Várias lideranças vieram a público comentar o porquê dessa falta de adesão. Para o líder da greve no Piauí um dos motivos é a falta de representatividade política dos caminhoneiros no Congresso Nacional. Disse ainda que a categoria se evade das leis e não exige seus direitos.

Já o direitor do Sindtanque-MG, Ailton Gomes falou que houve brigas entre os líderes das manifestações no grupo do Whatsapp, o que dividiu o movimento.

Mas um dos principais motivos que acalmou o ânimo dos caminhoneiros foi o governo federal conseguir 29 liminares para impedir o bloqueio das estradas. A Abrava entrou com uma Reclamação no STF e, também um Mandado de Segurança, mas ambos indeferidos pela ministra Carmen Lúcia.

A greve foi planejada em virtude do alto preço que a gasolina está custando, e também para que fosse revisto o PPI (Preço de Paridade de Importação) medida que começou a ser utilizada no governo Temer.

Outra reinvidicação é a volta da aposentadoria especial para os caminhoneiros, pois antes da reforma da previdência eles se aposentavam com 25 anos de contribuição, e agora eles se aposentam apenas com 60 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais