Greve dos caminhoneiros tem baixa adesão da categoria

A manifestação dos caminhoneiros autônomos, que aconteceu nessa segunda-feira (01), teve uma adesão mais baixa que o esperado e, com isso, não houve nenhum bloqueio nas rodovias.

O Ministério da Infraestrutura informou que no final da tarde havia apenas concentração de manifestantes na rodovia Presidente Dutra em Barra Mansa (RJ) e outra próxima ao Porto de Santos.

Várias lideranças vieram a público comentar o porquê dessa falta de adesão. Para o líder da greve no Piauí um dos motivos é a falta de representatividade política dos caminhoneiros no Congresso Nacional. Disse ainda que a categoria se evade das leis e não exige seus direitos.

Já o direitor do Sindtanque-MG, Ailton Gomes falou que houve brigas entre os líderes das manifestações no grupo do Whatsapp, o que dividiu o movimento.

Mas um dos principais motivos que acalmou o ânimo dos caminhoneiros foi o governo federal conseguir 29 liminares para impedir o bloqueio das estradas. A Abrava entrou com uma Reclamação no STF e, também um Mandado de Segurança, mas ambos indeferidos pela ministra Carmen Lúcia.

A greve foi planejada em virtude do alto preço que a gasolina está custando, e também para que fosse revisto o PPI (Preço de Paridade de Importação) medida que começou a ser utilizada no governo Temer.

Outra reinvidicação é a volta da aposentadoria especial para os caminhoneiros, pois antes da reforma da previdência eles se aposentavam com 25 anos de contribuição, e agora eles se aposentam apenas com 60 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emchentes no Rio Grande do Sul
Política

Municípios atingidos pelas inundações no RS enfrentam burocracia para receber ajuda do governo federal

Em um artigo da CNN, diversas entidades municipais informaram que estão enfrentando uma enorme burocracia para receber verbas do governo federal para lidar com os impactos das inundações no Rio Grande do Sul. A informação contrasta com a acusação por parte da grande mídia e agentes públicos, de que a afirmação de tal burocracia na […]

Leia Mais
Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais