EUA está se transformando em uma impressora de dinheiro, diz Peter Shiff

Uma nova reunião do Federal Reserve, o Banco Central EUA, foi realizada no Open Market Committee (FOMC). Apesar de se ter falado muito sobre a redução do programa de flexibilização quantitativa do banco central, o Fed não anunciou até agora nenhum plano concreto para desacelerar as compras de ativos.

O fato do Fed não ter tomado ações concretas não surpreendeu Peter Schiff, um famoso investidor, entusiasta do ouro, também famoso por ter previsto com exatidão a crise de 2008. Depois da reunião do Fed, Peter apareceu no NTD News para falar sobre isso e sobre a aparente relutância da instituição em tomar quaisquer medidas concretas em direção ao aperto monetário. Ele comenta que o banco central está substituindo a base econômica dos EUA por uma impressora de dinheiro.

O âncora do NTD News começou a entrevista perguntando: “O que o Fed teme que aconteça se diminuir?” No que Peter respondeu dizendo que as compras de ativos do Fed estão sustentando toda a bolha da economia.

Se o Fed realmente fizesse o que está falando, ele arriscaria derrubar a economia porque iria arrancar os alicerces dela, e é por isso que eles apenas falam. Eles não agem de verdade.

disse Peter Schiff.

Peter disse também que, mesmo não tomando nenhuma decisão concreta, os banqueiros centrais precisam falar sobre o aperto ou enfrentariam um problema “ainda maior.”

As pessoas perceberiam a gravidade da posição em que estão. Basicamente, elas latem continuamente sobre a redução gradual, mas na verdade não mordem. […] Não é como se eles parassem de fazer isso.

Eles estão apenas dizendo: ‘Vamos fazer um pouco menos’, e eles estão dizendo basicamente que nunca vão aumentar as taxas de juros porque isso é supostamente o que acontece depois que eles terminam de reduzir. Mas isso nunca vai acontecer. ”

Afirmou o economista.

O Fed é o verdadeiro responsável pela inflação nos EUA

O Fed afirma que o QE¹ ajuda a cumprir as metas de emprego do banco central. No entanto, a compra de títulos do Tesouro dos EUA e títulos lastreados em hipotecas não ajuda as pessoas à encontrar emprego.

Peter afirma que o Fed é o maior obstáculo que está impedindo a verdadeira prosperidade econômica dos EUA. A âncora da NTD também comentou que as políticas de taxas de juros baixas desencorajam a poupança.

Como isso funciona em uma economia quando a poupança continua diminuindo ano após ano?

Resposta curta: Não funciona! Esse é o problema!

Como se sabe, a política monetária do Fed é o que gera a inflação do dólar. O próprio Fed admitiu que os preços estão subindo mais rápido do que o previsto. E Peter disse que a taxa de inflação real é provavelmente o triplo do que o Fed admite.

Ainda segundo Peter:

As economias estão sendo destruídas. Você tem taxas reais negativas porque está obtendo zero nominal. Mas se a inflação for de cinco, seis por cento, sete por cento ao ano, isso será uma destruição maciça do poder de compra do dinheiro. Ninguém vai se salvar nessas circunstâncias.

Mas o problema é que para uma economia capitalista real, a poupança é a força vital porque é o subconsumo e a poupança que financia o investimento de capital, que permite o aumento da produtividade – o aumento do padrão de vida. Mas se o Fed está punindo os poupadores a ponto de ninguém querer poupar, você destruiu o próprio alicerce da economia. O Fed está tentando substituí-lo por uma impressora.

Nota¹: sigla para Quantitative Easing ou flexibilização quantitativa, no qual o Fed injeta mais dinheiro na economia acreditando que com isso irá aumentar a “liquidez”.

Proteja-se da inflação, compre BTC na CoinEx.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais
MP da tarifa de luz
Economia

Segundo ex-diretor da Aneel, MP assinada por Lula para baixar a conta de energia terá efeito contrário

Segundo Edvaldo Santana, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, a medida provisória para baixar o valor da conta de luz, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (9), tem dispositivos que levarão ao efeito contrário. Segundo Edvaldo Santana e outros especialistas, haverá um aumento da tarifa para os consumidores. A MP […]

Leia Mais
Liga Hanseática
Economia

A Liga Hanseática: Um “Império” do Comércio

Era uma vez um fenômeno medieval do norte, tão sujeito a mitos universais e curiosidade quanto o das encantadoras cidades-república florescentes do sul: a Liga Hanseática dos séculos XIII ao XVI. “O Hansa” (alemão antigo para “associações”) ou “A Liga”, como era conhecido, começou como um tratado entre Lübeck e Hamburgo “para limpar a estrada […]

Leia Mais