quarta-feira, agosto 17, 2022

Euro fica abaixo do dólar em mais de 20 anos

Após 20 anos de paridade com o dólar, o euro ficou abaixo da moeda americana nesta quarta feira. A moeda da UE chegou a ser negociada a US$ 0,998, tendo uma queda queda de 0,4% no dia. Às 10h35 (horário de Brasília), o euro estava sendo negociado US$ 1,0015, tendo uma queda queda de 0,20%.

A queda do euro se deu após o anúncio da subida do juros nos EUA pelo Fed. O Fed espera que com isso consiga frear a desvalorização do dólar, tornando-o mais atrativo aos investidores. Apesar do Banco Central Europeu ter anunciado em junho iria subir os juros de forma gradual, os juros na UE permanecem artificialmente baixo, o que faz os investimentos nos países membros da UE parecerem menos rentáveis.

Fora isso, a crise energética na Europa, causada principalmente pelas políticas verdes sobre a produção de energia, intensificada pela guerra na Ucrânia, tornam o cenário econômico europeu menos atrativo.

A queda do euro é reflexo da crise econômica que já está se alastrando no mundo. No entanto, apesar de especialistas apontarem a paralisação da economia devido a covid e a guerra na Ucrânia, a crise econômica que está em andamento se deve a fatores muito anteriores, mais precisamente às políticas econômicas destrutivas dos governos e bancos centrais.

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

spot_img

CONFIRA