Êxodo armênio em Karabakh

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, declarou que, agora com a conquista e integração de Nagorno-Karabakh, os armênios poderiam “finalmente respirar aliviados”, dizendo ainda que o Azerbaijão transformará Karabakh em um “paraíso”.

No entanto, temendo represálias devido à história sangrenta de conflitos e tensões entre os dois lados, os armênios étnicos estão abandonando suas casas em massa, fugindo com apenas parte de seus pertences pela estrada montanhosa que leva à Armênia. As autoridades de Karabakh disseram que cerca de 70.000 armênios étnicos já partiram, de uma população estimada de 120.000 pessoas.

A estrada está congestionada há dias, com muitos dormindo em seus veículos ou procurando lenha para se aquecer. Devido ao engarrafamento de 80 quilômetros, a viagem entre os territórios leva, pelo menos, 30 horas. As cidades do lado armênio estão sendo inundadas por refugiados.

Ruben Vardanyan, chefe do governo separatista de Karabakh entre novembro de 2022 e fevereiro deste ano, foi preso enquanto tentava deixar o território como parte do êxodo étnico. O serviço de fronteira do Azerbaijão disse que ele foi levado para a capital do país e entregue às autoridades competentes.

O Azerbaijão utilizou a fraqueza dos combatentes devido ao longo bloqueio de alimentos e medicamentos para conquistar o território em um ataque fulminante. O governo separatista de Karabakh será dissolvido e a república deixará de existir a partir de 1º de janeiro de 2024.

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad diz que quem não paga imposto deve voltar a pagar

Durante uma entrevista ao GloboNews na noite de quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a reforma tributária, em fase de regulamentação no Congresso, e afirmou que quem não paga imposto no Brasil deve voltar a pagar. O ministro justificou sua fala afirmando que isso é necessário para que o governo possa “reequilibrar as […]

Leia Mais
Política

Maduro manda Lula tomar um chá de camomila após petista se assustar com fala sobre “banho de sangue”

Após o presidente Lula se declarar assustado com discurso de Maduro sobre “banho de sangue” contra a oposição, o ditador venezuelano mandou o petista “tomar um chá de camomila” para se acalmar. A fala do ditador foi durante um comício na cidade de San Carlos, a capital do Estado de Cojedes. Na semana passada, o […]

Leia Mais
Política

A armadilha populista

Se você se preocupa com a liberdade individual e a prosperidade geral, deve evitar todos os tipos de populismo como se fossem uma praga. É o analfabetismo econômico proclamado com orgulho e em letras grandes. Como alternativa ao libertarianismo, ele é ruim por si só – a liberdade não está em sua agenda – mas […]

Leia Mais