GoFundMe bloqueia doações aos caminhoneiros em protestos no Canadá

GoFundMe

A necessidade de adoção das criptomoedas é demonstrada após a decisão do GoFundMe em congelar e até apreender os fundos de diversas de pessoas que doaram para o protesto em andamento no Canadá contra o governo Trudeau. O governador Ron DeSantis da Flórida chegou ao ponto de pedir uma investigação oficial.

É uma fraude para o @gofundme confiscar $9M em doações enviadas para apoiar caminhoneiros e doá-lo a causas de sua própria escolha.

Trabalharei com @AGAshleyMoody para investigar estas práticas enganosas – estes doadores devem receber um reembolso.

Ron DeSantis (@GovRonDeSantis) 5 de fevereiro de 2022

Após esse tweet e extrema pressão sobre o GoFundMe, eles anunciaram que emitiriam reembolsos, em vez de confiscar o dinheiro. O protesto recebeu o apoio de Elon Musk, que se aliou aos manifestantes, chamando os responsáveis pela apreensão dos fundos de “ladrões profissionais”.

Canadian truckers rule

— Elon Musk (@elonmusk) January 27, 2022

Todo o desastre com o GoFundMe destaca o como é fundamental o uso e a necessidade das criptomoedas. Como disse a Bitcoin Magazine: “A natureza peer-to-peer e não censurável de uma transação Bitcoin poderia ser, deveria ser e está sendo usada pelos milhares de comboios e seus apoiadores financeiros em todo o continente”.

Isto é, servido de bandeja, uma grande propaganda acidental para as criptomoedas, descentralização e DAO’s. Enviar dinheiro a uma autoridade central como GoFundMe que pode arbitrariamente apreendê-lo, cancelá-lo ou redirecioná-lo é loucura e muitas pessoas estão percebendo isso agora. Este é um ótimo momento de relações públicas para as criptos.

A separação entre estado e dinheiro é o que está em jogo agora. O comboio não quebrou nenhum TOS com GoFundMe, a empresa foi coagida pelo governo canadense a congelar o dinheiro. As autoridades canadenses mais ou menos admitem isto, como visto no tweet abaixo.

Quero agradecer sinceramente à equipe do @gofundme por ouvir o apelo feito pela cidade e pela polícia de Ottawa para não mais fornecer fundos para os organizadores do comboio. 1/3

Jim Watson (@JimWatsonOttawa) 4 de fevereiro de 2022

O Bitcoin e outras moedas muito descentralizadas e privadas como Monero brilharão diante de cenários cada vez mais crescentes como este. Todos falam sobre as novidades brilhantes, sejam elas o metaverso, NFTs ou game-fi. Entretanto, o principal objetivo do Bitcoin e das criptos sempre foi separar dinheiro e estado e contornar a centralização.

Não há caso de uso mais importante que esse. Parece que os caminhoneiros e aqueles que querem doar par a causa já tomaram a orange pill. De acordo com o FinBold, “usando o Tallycoin, a campanha de arrecadação de fundos agora é capaz de receber todos os Bitcoins diretamente em carteiras nas quais eles mantêm a posse das chaves”. A campanha já levantou mais de 2 BTC e provavelmente vai explodir à medida que essas histórias continuarem a ser divulgadas.

“Todos os Bitcoins levantados estão guardados em uma carteira que precisará de várias assinaturas para gastar os fundos arrecadados.” O grupo agora deve coordenar como os fundos serão utilizados. Um dos usos será na compra de combustível e comida para os caminhoneiros que estão resistindo ao frio intenso do Canadá.

Quer você concorde ou não com os caminhoneiros, a situação evidencia o quanto as criptomoedas são necessárias. Confira o essencial sobre criptos aqui.

Texto por Nick. Traduzido e adaptado por Gazeta Libertária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Flávio Dino negro
Política

Enegrecimento de Flávio Dino é o jeito do Governo Lula de atender a demanda da esquerda identitária

Em um artigo publicado pelo jornal Folha de SP no dia 1° deste mês, foi anunciado que caso se tornasse ministro do STF, Flávio Dino seria o quinto negro a ocupar o cargo. E como era de se esperar , os internautas (principalmente opositores do governo Lula) reagiram com chacota à manchete da Folha. E […]

Leia Mais
Guerra russia ucrania tanques
Política

Rússia reforça medidas coletivistas

É normal, não correto, que um país em guerra seja varrido por novas ondas coletivistas. Esse é o esperado. Como os estados progressivamente se entranham nos meandros da vida social, como ele espalha seus ramos e aprofunda sua presença no cotidiano, os conflitos por ele criados passam a abarcar o povo comum. Nascidos em uma […]

Leia Mais
André Janones rachadinha
Política

Deputado André Janones nega estar envolvido em “rachadinha”

Um áudio atribuído ao deputado federal André Janones (Avante-MG), publicado hoje (27) no site Metrópoles, revela que o parlamentar pode estar envolvido em uma prática conhecida como rachadinha. Janones por sua vez nega que esteja envolvido em tal prática, e afirma em suas redes sociais que o áudio além de ser clandestino, foi manipulado e […]

Leia Mais